Ao fazer um lançamento de produto, sua empresa necessariamente precisa elaborar ações comerciais para expor de maneira eficiente a novidade. Afinal, todo gestor deseja estabelecer estratégias para que seu negócio cresça e, para isso, entender as necessidades dos clientes para conquistar mais público é uma das principais saídas.

Nesse contexto, quanto mais próxima a empresa for de seu mercado e do seu consumidor, maiores são as chances de obter um melhor custo-benefício, além de desenvolver produtos de qualidade e em um lançamento com investimento específico naquilo que trará mais resultados.

Foi pensando justamente nisso que elaboramos este conteúdo, para que você entenda as melhores práticas para fazer um bom lançamento de produto. Boa leitura!

1. Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é essencial para um negócio, principalmente em se tratando de lançamento de produtos. Essa estratégia vai permitir que o gestor tenha uma visão mais ampla do negócio, fazendo com que ele visualize de maneira mais clara para direcionar ações mais efetivas.

Engana-se quem pensa que essa visão será apenas em relação ao público-alvo. A pesquisa permite visualizar todo o processo, inclusive da própria empresa e do produto, além de fazer uma análise da concorrência para entender o que ela está oferecendo de mais inovador.

Quem deseja empreender precisa ter uma noção de que quanto mais entender as necessidades do seu nicho, maiores são as chances de criar oportunidades e implementar soluções que contribuirão para seus problemas cotidianos. Dessa forma, vão sair na frente aqueles gestores que identificam as demandas e demonstram como aquelas novidades serão eficientes para solucioná-las.

2. Conheça seu público-alvo

Este conceito não é tão difícil de entender quanto parece. No mundo dos negócios, é o termo elaborado com o objetivo de definir a fatia mais propensa a se interessar pelo que sua empresa vende. Somente assim é possível entender quais são as principais demandas e elaborar produtos que tragam soluções inovadoras e eficientes.

No entanto, é preciso entender que, de acordo com o mercado de atuação, é possível que o seu público seja extremamente amplo, necessitando de uma pesquisa mais aprofundada.

Entender esses aspectos, independentemente de sua área de atuação, contribui para definir estratégias de marketing e a elaboração do planejamento estratégico, por exemplo. Se você deseja que as pessoas consumam e acreditem naquele produto recém-lançado, é preciso se relacionar com o seu posicionamento e com a mensagem de sua marca.

Ao compreender de maneira exata as necessidades, preferências e preocupações do seu nicho de mercado, o sucesso vindo a partir do lançamento de seu produto tende a ser mais eficiente. É aí que a sua marca consegue estabelecer uma relação de confiança com os possíveis compradores.

3. Faça uma análise SWOT

Você já ouviu falar sobre a análise SWOT? Trata-se de uma ferramenta muito utilizada na administração e seu nome vem justamente de sua sigla: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

No caso dos lançamentos de produtos ou serviços, no momento do lançamento das estratégias, o gestor pode utilizar esse método para entender melhor quais são seus ambientes internos e externos, com o objetivo de entender o melhor caminho para atingir seu público-alvo. 

Assim, é possível fazer uma série de estudos e análises e evitar gastar muito tempo com tarefas que não agregarão valor para a estratégia. Dessa forma, quando abordamos sobre a utilização da SWOT, temos como intenção oferecer um direcionamento adequado e mais focado para o lançamento dos produtos.

4. Invista em marketing digital

Hoje, o investimento em marketing digital é essencial para o sucesso de qualquer negócio, inclusive na etapa de lançamento.

Em uma recente pesquisa elaborada pela Nova Escola de Marketing, podemos observar que 47% das empresas já investem nesse tipo de estratégia há pelo menos 1 ano, comprovando a sua eficácia. A mesma pesquisa revelou que o investimento em produção de conteúdo trouxe resultados positivos para 34,2% das organizações.

Ter a chance de contar com esse tipo de divulgação para o lançamento de produtos é uma alternativa com grandes chances de trazer bons frutos para o negócio, tendo em vista que o público precisa entender as soluções apresentadas pela sua empresa e acreditar que elas serão benéfica para o seu dia a dia.

Sendo assim, invista em produção de conteúdo para blog com o objetivo de divulgar o seu produto, focando em possíveis dores e problemas de sua persona para que ela descubra o seu negócio de maneira orgânica, isto é, não paga. Além disso, é possível fazer uma análise de investimentos para o lançamento, dedicando uma parte desse orçamento para impulsionar publicações nas redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn.

Novamente, reforçamos a importância de conhecer o seu público-alvo, uma vez que você dedicará investimentos para os canais em que eles estão mais presentes, adequando a linguagem para esse consumidor e aumentando as chances de atingi-lo de maneira eficiente.

5. Entenda sobre a estratégia de SMS Marketing

Investir em campanhas de SMS Marketing é um fator primordial para o sucesso de sua estratégia. Além de ter um excelente custo-benefício, utilizar mensagens de texto consegue trazer retornos de alta qualidade.

Além disso, o investimento de tempo é considerado curto, uma vez que envolve uma redação direta e objetiva e que pode ser produzida de uma só vez.

As estatísticas não nos deixam mentir: a taxa de abertura do SMS é de 98%, contra apenas 20% dos e-mails. 80% das pessoas utilizam essa ferramenta como uma maneira de interagir comercialmente, enquanto 72% dos profissionais preferem utilizá-la do que outro aplicativo social.

Por fim, as ofertas recebidas a partir de SMS são até 10 vezes mais utilizadas do que aquelas impressas, reforçando a necessidade desse tipo de investimento.

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde entender mais sobre as melhores práticas para fazer um bom lançamento de produto.

Ao adotar essas estratégias, é possível obter um êxito maior nessa etapa que é tão importante para o sucesso do negócio. Apostando no SMS Marketing aliado às outras estratégias apresentadas, é possível adequar a linguagem de acordo com o perfil do seu público e estabelecer soluções que trarão bons resultados.

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