Empresas de sucesso buscam equilibrar as contas com investimento na melhoria constante do relacionamento com o cliente, sempre procurando por ferramentas que oferecerão bom custo-benefício, sem afetar o desempenho das equipes.

Atendimento ao cliente, envio de boletos, protocolos, confirmações, mensagens de promoções para atrair clientes, entre outras necessidades, podem ser supridas e simplificadas com o envio de SMS corporativo que, ao contrário do que muita gente pensa, ainda é muito utilizado em nosso país.

Neste post, você vai entender como as empresas têm utilizado o SMS, quais são os seus benefícios e por que é uma excelente estratégia de comunicação com os clientes. Boa leitura!

Como está o mercado SMS no Brasil?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box e pela Mobile Time, o SMS ainda é um dos meios mais utilizados para o envio de mensagens de empresas e marcas, mais até do que para a troca de mensagens pessoais.

Essa pesquisa teve como objetivo apontar mudanças no comportamento dos usuários em relação ao uso de mensagens, além de entender como as tendências do mercado vão impactar as estratégias de comunicação das empresas.

Em relação aos dados coletados, grandes companhias, como seguradoras e bancos utilizam o canal para enviar notificações automáticas aos seus clientes. A pesquisa ainda aponta que, aproximadamente 51% dos internautas brasileiros recebem mensagens todos os dias ou quase todos os dias em seus aparelhos.

Vemos que muitas empresas não param por aí e vão além deste tipo de comunicação com as diversas possibilidades que o SMS corporativo proporciona. Por exemplo, é possível enviar campanhas interativas que incentivam a interação dos clientes com a marca pelo canal de SMS. Estas iniciativas geram resultados valiosos que ajudam empresas a melhorarem a jornada de seu cliente final. Além disso, o SMS tem uma taxa de leitura elevada comparada a outros canais de comunicação, chegando a aproximadamente 98%, sendo que a maioria das mensagens são lidas nos primeiros 3 minutos e respondidas em 90 segundos. Desta forma, o SMS consegue garantir eficiência e maior alcance.

Quais as vantagens do uso de SMS?

O uso de SMS traz algumas vantagens para as empresas. A seguir, selecionamos as principais. Acompanhe!

Utilizar os dados sobre o perfil do consumidor

Com o grande volume de informações geradas em cada fase da jornada de compras, a empresa detém dados valiosos que nem sempre são utilizados com sabedoria em suas estratégias.

Se as necessidades que os consumidores detêm são desconhecidas até mesmo pelos próprios negócios, utilizar relatórios de comportamento e de tendências de consumo pode ser um ótimo caminho para fidelizar clientes.

Com as informações em mãos, é possível saber, entre outras coisas, as características principais do negócio, do serviço ou do produto, além de entender quais são as mais importantes para o cliente em sua decisão de compra.

Manter o contato frequente

O uso do SMS permite com que as empresas adotem os tradicionais programas de fidelidade. Organizações que já utilizam a estratégia de tentar atrair e fidelizar seus clientes percebem que há boas taxas de cadastramento, mas um desempenho baixo na participação efetiva de seus membros.

Ou seja, os clientes são atraídos pelos benefícios que a empresa oferece, mas não são incentivados apropriadamente, deixando de executar ações que tornam as estratégias rentáveis para as organizações. Manter o contato frequente com os clientes cadastrados por meio do envio de SMS pode amenizar esse gargalo, permitindo ao negócio um bom relacionamento pós-cadastro.

Engajar a equipe comercial

A qualidade dos serviços oferecidos pelos colaboradores no momento do atendimento também permite uma boa experiência de consumo. Por essa razão, eles devem estar sempre alinhados e treinados com as estratégias da empresa.

Para que o cliente seja fiel a um serviço ou produto, é necessário se relacionar de maneira efetiva com vendedores que também tenham a percepção de valor em relação ao que comercializam.

A equipe de vendas deve ser constantemente treinada e motivada com programas de metas e premiações pelo bom desempenho. O envio de SMS aos clientes para ações de marketing, pode ser um motivador para que os colaboradores se comprometam com as metas exigidas pela empresa, garantindo bons resultados no fechamento do mês.

Como as empresas têm utilizado a estratégia de SMS no dia a dia?

As empresas têm utilizado o disparo de SMS para diversas funcionalidades no dia a dia. Confira!

Cobranças de maneira eficaz

Uma das maiores vantagens do uso de SMS é que as pessoas realmente recebem e leem a mensagem. Como o celular está sempre à mão, não existe o problema de que “não verifica a caixa de e-mail”, por exemplo. A leitura do SMS é praticamente automática e, por essa razão, se tornou uma ótima ferramenta para o envio de lembretes de cobranças.

Com um sistema de envio de SMS para empresas, é possível, inclusive, automatizar esse processo para o quinto dia útil do mês, por exemplo. Assim, o cliente vai receber o boleto de pagamento ou o lembrete alguns dias antes do vencimento.

Segunda via de documentos

Um problema constantemente enfrentado pelas empresas é o fato de o cliente perder a conta ou o boleto de pagamento, não é verdade? Uma maneira fácil de enviar a segunda via para ele é por meio de SMS, em que você vai encaminhar o código de barras para que, dali mesmo, ele faça o pagamento por meio do Internet Banking. Quanto mais ferramentas desse tipo oferecer aos clientes, maiores são as chances de fidelizá-lo.

Investimento em marketing

As campanhas de marketing baseadas em SMS chegam a ter uma taxa de retorno ou ROI muito maior do que as de e-mail marketing. Para isso, é interessante que você envie promoções ou informações sobre novos produtos e serviços que o seu negócio vai começar a vender. Ou seja, comece já a testar e confira os resultados. Essa estratégia pode ser uma ótima estimuladora para compras por impulso.

Relacionamento com a equipe

Para que uma empresa atinja bons resultados, é necessário manter um bom relacionamento tanto com o cliente quanto com a equipe. Nesse contexto, caso a organização seja muito grande, pode ser que a comunicação entre os funcionários seja prejudicada.

Sendo assim, incluir uma estratégia endomarketing no mercado SMS na estratégia de RH do negócio pode ser uma boa alternativa. Entre os usos mais comuns, o envio de convites de eventos, mensagens de feliz aniversário e informações sobre treinamentos se destacam. Assim, os colaboradores terão a sensação de pertencimento àquela realidade, trabalhando em uma empresa com soluções modernas e inovadoras.

Como você pôde perceber, mesmo com os aplicativos de mensagens estando em alta nos dias de hoje, o mercado SMS ainda é bastante efetivo entre as empresas. Em relação à taxa de abertura, essa estratégia apresenta cerca de 98%, se destacando em comparadamente aos outros tipos de canais.

Gostou dessas dicas apresentadas pela TWW? Nós oferecemos diversas soluções para que sua equipe faça uma estratégia de SMS eficiente. Para ter acesso a mais informações sobre o tema, acesse nosso site!