fbpx

A massificação do uso do smartphone transformou a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas e, consequentemente, as etapas da jornada de compra. Agora, ela foi fragmentada em micro-momentos, e é necessário que as empresas apresentem-se na hora certa para aumentar as chances de vendas. Afinal, cada vez mais os consumidores pesquisam na internet antes de fechar um negócio.

A partir da propagação dessa tendência, as empresas estão repensando a relação existente entre elas e o seu público consumidor. Isso porque compreender o que são e como utilizar os micro-momentos ao seu favor é fundamental para planejar as suas ações dentro dessa nova realidade de mercados.

A adoção desse conceito é imprescindível para quem deseja ampliar o reconhecimento da sua marca, gerar leads e elevar o número de vendas e lucratividade, haja vista que, por meio dele, é possível formar as preferências dos usuários e influenciar na decisão de compra.

Quer usar essa estratégia de forma bem-sucedida? Confira, abaixo, como funcionam as etapas dos micro-momentos e como utilizá-los!

Quais são as etapas dos micro-momentos?

Durante o processo de jornada de compra, os internautas utilizam ferramentas para comparar preços, pesquisar a reputação das empresas, buscar mais informações sobre a qualidade dos produtos e serviços e realizar diversas ações que incluem mecanismos de buscas, como o Google. São nesses momentos-chave que as pessoas demonstram uma intenção e o quanto elas estão inclinas a comprar algo. Entenda, abaixo, como funcionam os quatro micro-momentos.

Eu quero saber

É o momento em que o usuário quer saber mais sobre algo que viu em um programa ou anúncio de TV, que ouviu de um amigo ou que viu anunciado em um banner enquanto navegava na internet. Nessa fase ainda não é possível desvendar se a pessoa tem intenção de compra.

Eu quero ir

Essa etapa mostra que o usuário deseja chegar a algum lugar, seja fazendo uso de serviços de geolocalização ou pesquisando o endereço do local. Aqui, também acontecem as buscas por estabelecimentos próximos à área em que o indivíduo está, como indicações de supermercados ou restaurantes.

Por conta da importância do fator localização, é nessa fase que as empresas têm maior sucesso nos resultados por meio do alinhamento do marketing local com esse micro-momento.

Eu quero fazer

Geralmente, quando desejamos aprender algo, é mais prático pesquisarmos no Google como se faz isso, e damos preferência pela solução mais simples e bem explicada. Pela facilidade da compreensão, os vídeos são os conteúdos que mais se destacam nesse micro-momento. Portanto, em vez de ofertar páginas somente com textos e imagens, os sites disponibilizam dicas práticas em formato de vídeo que engajam e ensinam os seus usuários.

Eu quero comprar

Trata-se de quando a pessoa realiza uma busca que revela qual é a sua intenção de compra. Tal busca costuma conter o nome do serviço ou produto e demonstra o quão decidida a pessoa está a comprar, de acordo com a especificidade dos termos utilizados na pesquisa. Quanto mais informações ela colocar sobre o item, maior é o seu desejo de compra.

Como aplicar a estratégia de micro-momentos?

Os micro-momentos são uma espécie de atenção da qual as marcas podem e devem se beneficiar para se aproximar do seu público. A compreensão dessas quatro etapas traz potenciais oportunidades de conduzir o consumidor — tanto para a sua página virtual quanto para o estabelecimento físico. Por isso, é necessário utilizá-las para melhorar a comunicação com o público-alvo.

O principal objetivo desse conceito é ser útil para a sua audiência nos momentos em que ela mais precisa, apresentando informações e respostas relevantes, além de proporcionar uma experiência de excelência. Dessa forma, é possível prospectar mais clientes.

Saiba, a seguir, como aplicar essa estratégia corretamente.

Verifique o comportamento de busca dos usuários

Com o auxílio do Google Search Console, você pode acessar o relatório ‘’Search Analytics’’ para saber quais são os termos de busca para os quais as suas páginas são apresentadas como resultado de uma pesquisa no Google. Estude qual é a intenção do uso dessas palavras-chave e como elas se encaixam nos micro-momentos.

Nesse processo, você também deve checar qual é o dispositivo mais utilizado pelos usuários para encontrar a sua marca, como computador, celular ou tablet. Com essa informação, pesquise por padrões de comportamento dos usuários de cada dispositivo para entender o seu público com mais profundidade.

Reveja a estratégia de produção de conteúdo

De posse desses dados, você deve otimizar o seu conteúdo para melhorar o seu posicionamento para aqueles termos que são mais pertinentes para o seu público-alvo. Por essa razão, confira se os conteúdos que a sua empresa publica estão em conformidade com as necessidades dos consumidores e como eles podem ser utilizados em cada micro-momento.

Nesse contexto, é recomendável revisar os seus materiais e avaliar se carecem de informações mais detalhadas para satisfazer os seus usuários, engajá-los e aumentar a credibilidade da sua marca.

Otimize as suas páginas

Caso o seu blog ou site ainda não estejam otimizados para a navegação em aparelhos móveis, é essencial investir em melhorias para aproveitar os benefícios que os micro-momentos agregam ao seu negócio. Assim, preste atenção nos seguintes aspectos:

  • qual é a velocidade de carregamento das páginas;
  • como é a experiência do usuário e o design responsivo;
  • como se dá o uso da tecnologia Accelarated Mobile Page (AMP).

Para descobrir se a sua página é compatível com esses gadgets, faça o teste de compatibilidade com dispositivos móveis disponibilizado pelo Google.

Invista em técnicas de SEO

As técnicas de SEO (como usar palavras-chave, melhorar a qualidade do conteúdo publicado, ter uma URL amigável, otimizar o título da página, usar meta description e estruturar a página em h1, h2 e h3) tornam o seu conteúdo mais escaneável, fazendo com que ele tenha mais chances de aparecer nos resultados do Google durante uma busca relacionada ao seu serviço ou produto.

Quanto mais vezes as suas páginas forem apresentadas aos consumidores, maiores serão as suas oportunidades de informar o usuário e influenciar na sua decisão de compra.

Em um mundo totalmente conectado, as marcas que querem se relacionar com os seus consumidores devem entender a importância dos micro-momentos e apostar na otimização das suas páginas e conteúdos, tendo como finalidade melhorar a experiência de navegação como um todo  — principalmente para os dispositivos móveis. Afinal, com tantas distrações virtuais, é difícil prender a atenção dos usuários, e o uso dessa estratégia é um diferencial para o seu marketing.

Quer atrair novos consumidores? Veja como prospectar clientes e aumentar os seus lucros!

Escreva um comentário