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Com o isolamento social imposto pela pandemia, milhões tiveram de utilizar a internet como meio para realizar suas compras. Neste ano, o Brasil chegou a marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce. Ou seja, o aumento de vendas na pandemia fez com que esse mercado digital crescesse em níveis nunca vistos nos últimos 20 anos

Apenas no primeiro semestre, o faturamento das vendas online subiu 47%, totalizando 38,8 bilhões de reais. Por outro lado, muitas lojas foram pegas desprevenidas para o novo modelo. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um aumento de 400% no número de comércios que adotaram o e-commerce por mês.

A modalidade de compras online já vinha crescendo ao longo dos anos e estava projetada para crescer 18% este ano. Porém a mudança de comportamento na forma de consumir fez com que, apenas de abril a junho, o número de pedidos online crescesse 70% em comparação ao ano passado.

Neste post, explicaremos melhor como o fenômeno influencia na estratégia de vendas da sua empresa e quais métodos você poderá utilizar. Afinal, com o crescimento desse formato, será preciso se destacar para atingir seus clientes.

Aumento de vendas na pandemia: o que mudou?

Basicamente, o e-commerce se tornou o método mais seguro para consumir durante a pandemia. Cerca de 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online durante o primeiro semestre do ano. Do total de usuários ativos, 58% compraram pelo menos 4 vezes ao longo do semestre e 20% fizeram mais de 10 pedidos no período. 

Além de ser uma alternativa para a pandemia, o mercado digital proporcionou maior conveniência para os consumidores. E, mesmo após a flexibilização, é preciso apostar na integração do varejo físico com o digital. Isso porque, em pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar mais em sites e aplicativos após a pandemia.

Nesse cenário, a competição de comércios eletrônicos fica mais acirrada. Para ser bem sucedido, é preciso entender o momento de cada cliente, como ele se comporta nas redes e o que o leva a fazer a compra.

Por passarem maior tempo conectados, seus consumidores fornecem dados que te ajudarão a pensar na sua estratégia de atração. Com isso, será possível identificar as possibilidades de se comunicar com seus clientes. Ou seja, você poderá apostar em meios diferentes dos seus concorrentes e se destacar. 

Métodos para atingir seu cliente

Em um momento em que o e-commerce está chamando atenção, diversas marcas passam a investir no marketing digital. Uma estratégia correta, porém, que vai na mesma linha de pensamento de outros empreendedores. O momento é de inovar e buscar alternativas para atingir seu consumidor de uma maneira mais pessoal, possibilitando até a fidelização. 

E você sabia que as vendas off-line podem ser uma ótima forma de fazer isso? Entenda como algumas ferramentas também podem ajudar a sua empresa a aumentar as vendas durante e depois da pandemia.

SMS Marketing

Em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, foi mostrado que o Brasil já superou a marca de um smartphone por pessoa. Enquanto aplicativos de mensagem como WhatsApp, Facebook Messenger ou Telegram precisam estar instalados no aparelho do seu cliente para começar uma conversa, o SMS não.

Basta que seu consumidor tenha um número de celular e pronto: você já poderá vender para ele! Isso porque o SMS tem visualização quase que imediata. Cerca de 90% dos usuários checam as mensagens recebidas em no máximo 3 minutos. Mas como efetivamente vender? Bom, sua empresa pode utilizar a ferramenta para:

  • Informar sobre lançamentos
  • Oferecer descontos 
  • Fazer um anúncio prévio de ofertas
  • Disponibilizar cupons
  • Ter um canal de relacionamento com o cliente

Além disso, o SMS tem baixo custo. Em vez de investir na produção de artes, vídeos e banners, você irá focar em vender em 160 caracteres. Outra questão é que a funcionalidade não depende da internet para enviar uma mensagem efetiva, com alta taxa de abertura. Potencializando, assim, o alcance para os milhões de smartphones ativos no Brasil

Chatbot

O chatbot é uma ótima estratégia de vendas se o seu objetivo é fidelizar o cliente. Isso porque a rápida resposta no atendimento facilita o fortalecimento da relação entre vocês. Ainda mais, isso te ajudará a fornecer conteúdo relevante, de acordo com a necessidade de cada consumidor. Entenda como usar para vender:

  • Envio de linhas digitais de boleto 
  • Pesquisas de Satisfação (NPS)
  • Confirmação de compras
  • Validação de pedidos
  • Aviso de entrega

O chatbot também é uma ótima forma de realizar pesquisas de satisfação e opinião. Para que, assim, sua empresa continue aprimorando o atendimento e a experiência do cliente.

Em períodos de vendas de fim de ano, por exemplo, você pode usar o chatbot para entender como foi seu atendimento na Black Friday. Com os dados coletados, você aprimora sua estratégia para o Natal e fortalece a experiência do seu cliente. 

Fonadas

Ao utilizar essa ferramenta, você envia uma mensagem de voz personalizada para seu cliente. Podendo, então, anunciar ou informar algo. Você deixa com que o consumidor escute a voz da sua empresa e crie empatia com a marca. Utilize as fonadas para: 

  • Enviar promoções
  • Notificar sobre novos lançamentos ou datas importantes
  • Informar sobre produtos e prazo de entrega

Uma das grandes vantagens da fonada é a sua capacidade de abranger mais indivíduos. Já que ela está disponível para aparelhos fixos e móveis. 

Solucione os desafios do e-commerce

Por mais que o comércio eletrônico tenha se apresentado como uma opção positiva nesse período, ele também apresenta desafios. O número de consumidores que reclamaram do atraso nas entregas foi de 73 mil para quase 190 mil por mês. Segundo as empresas de armazenamento e transporte, os principais motivos para isso são: roubo de carga, congestionamento e falta de vagas para carga e descarga. 

Sendo assim, é essencial que sua marca mantenha uma comunicação transparente com seu consumidor para um aumento de vendas na pandemia. Imprevistos acontecem, mas é importante mantê-lo informado de todos os processos que envolvem a chegada do produto. Quanto mais clara e receptiva sua empresa for, melhor. Aposte no SMS e no chatbot como uma estratégia para realizar esse tipo de abordagem. Muito mais do que meios de venda, eles são um canal de contato direto com seu cliente.

Próximos passos

Já é esperado que o e-commerce continue um sucesso para as vendas de fim de ano. Segundo a ABComm e a Ebit/Nielsen, o faturamento da Black Friday será maior do que em 2019, quando foi recorde em vendas online. A estimativa para a data é um crescimento de 77% nas vendas, atingindo R$6,9 bilhões. Com as ferramentas certas, sua empresa terá uma Black Friday de sucesso este ano. Confira nosso webinar exclusivo sobre o tema.

O aumento de vendas na pandemia foi um fenômeno e, aqueles que tiveram as melhores ferramentas, tiveram maior sucesso. Invista em meios de comunicação para atingir seus clientes de forma efetiva daqui para frente. Já que a modalidade veio para ficar. Conte com os serviços da TWW. Vamos juntos entender as melhores estratégias para o seu negócio. 

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