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Todas as empresas devem estar atentas a tendências e possíveis mudanças no mercado. Uma das principais qualidades de uma marca é a capacidade que ela tem de se adaptar e criar estratégias para se manter atualizada e ativa em seu segmento. Nos últimos anos, muitas empresas migraram para os serviços online, criando campanhas e estratégias em multicanais.

Segundo pesquisas, 69,8% dos brasileiros têm acesso à internet, dessa forma, estando conectados durante boa parte de seu tempo, e estando suscetíveis a serem impactados por estratégias de marketing online e efetivamente efetuarem compras através de e-commerce. Agora que as pessoas estão em casa, é mais importante ainda repensar na comunicação, no atendimento e nas vendas pela internet. Conheça informações importantes que uma empresa deve se atentar ao migrar do offline para o online.

Omnichannel

O termo omnichannel significa o conteúdo multicanal ou seja, a presença da marca em diversos locais, como lojas físicas e virtuais, aplicativos, redes sociais e serviços de SMS. Omnichannel é uma questão estratégica de mercado e também uma característica essencial de empresas que buscam melhorar a experiência do cliente. Por isso, é importante entender o seu público-alvo e os canais que ele utiliza. Assim, é possível compreender como começar a sua atuação no online, para onde devem ir os seus esforços.

Como fazer a migração do offline para o online

Existem alguns serviços e produtos que são considerados do universo offline, por exemplo, comprar piscinas, colchões ou até mesmo cortinas, porém, a venda desses itens também pode ser adaptada para o online. Oferecendo opções em canais digitais, a empresa conhece os hábitos dos clientes, oferece canais de atendimento para suporte, agendamento de serviços, orçamento, entre outros. Confira a seguir os principais pontos que a empresa deve se atentar para obter sucesso.

Conheça os hábitos de seus clientes

Além de conhecer dados demográficos de seus clientes, como faixa etária e gênero, é importante entender o comportamento e os hábitos de compra. Saber como e quando seu público utiliza as plataformas ajuda a atingi-lo de maneira mais eficaz. Por exemplo, no trajeto para o trabalho ele utiliza redes sociais? Acessa sites de notícias pela manhã? É importante saber se o consumidor costuma fazer compras pela internet, ou buscar mais informações sobre uma marca nos canais digitais.

Crie um plano de marketing

Depois de estudar o comportamento de seu cliente, é importante organizar as informações e traçar um planejamento de estratégias. Ter conhecimento sobre essas informações ajudam a criar campanhas que vão do offline para o online, e oferecer um conteúdo relevante e que esteja conjunto com o momento atual do cliente. Dessa forma, oferecendo maior chance desse usuário ser impactado.

Adapte-se à jornada de compra

Quando tratamos de vendas offline, é importante oferecer um bom atendimento, entender o que o cliente procura e o oferecer o produto ou serviço ideal para ele, entre outros fatores. Esse passos contribuem para a finalização da venda e possível fidelização do cliente com a marca. No online, não é muito diferente, porém essas ações devem ser feitas com mais cautela e estudo.

Se a marca está migrando do offline para o online, em suas campanhas de marketing, a empresa deve oferecer conteúdos relevantes para o estágio da jornada de compra que o cliente está. Seja na fase de problema, onde ele busca um produto ou serviço que ofereça a solução, ou então no momento de conversão, quando o consumidor decide finalizar a compra. Definir os públicos em seu funil de vendas, é fundamental para que a marca atinja e prospecte os clientes no momento certo.

Ofereça um bom atendimento

Assim como na loja física, o cliente espera um atendimento rápido, a diferença em relação ao online, é que ele espera isso a todo momento, já que as compras podem ser feitas 24 horas por dias, então com a migração para o online, é importante olhar para uma comunicação automatizada como chatbots, para garantir agilidade num bom atendimento.

Entenda os canais

Existem diversos canais disponíveis, por isso é preciso se atentar a algumas informações para entender em quais meios sua empresa deve estar, e de que maneira executar ações de marketing e atendimento que gerem um bom resultado. Conhecer os canais, ajuda a empresa a entender as características e públicos de cada um, e saber qual faz sentido com sua campanha e seus público- alvo. Saber onde seu público está, é metade de processo, e saber como atingi-lo é a outra parte. É necessário entender qual canal é mais compatível com os produtos ou serviços oferecidos, e o posicionamento da empresa. pode ser um aplicativo, um site, página nas redes sociais ou envio de SMS. 

Porque fazer a mudança?

Quais são as vantagens de fazer a migração do offline para o online e porque a empresa deve fazê-la.

Melhore o relacionamento com seus clientes

Óbvio que o contato físico não tem igual, mas os canais digitais oferecem agilidade e atendimento a qualquer horário, o que não é possível em uma loja física. A marca precisa definir seu tom de voz e posicionamento nas redes sociais, que esteja de acordo com o perfil da empresa e a imagem que ela busca repassar à seus consumidores.

Tirar dúvidas, resolver problemas, entre outras ações do atendimento ao cliente pode ser feito pelos meios digitais, e a rápida resolução, contribui para uma boa reputação. Marcas ativas nas redes sociais conseguem um bom engajamento de seu público, e possivelmente, uma conversão ou fidelização deste usuário.

Concorrência

Praticamente todas as empresas estão fazendo a migração do offline para o online, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Por isso, é importante fazer essa mudança, e estar posicionado perante seus concorrentes. Nos meios digitais, a concorrência é maior e de forma mais direta, então criar estratégias atrativas e que destaquem a marca dos demais.

Campanhas de SMS

Um bom canal para uma campanha de marketing digital, é o SMS. As mensagens enviadas podem enviar links que levam para sites, download de aplicativos ou páginas em redes sociais. A estratégia de SMS pode consistir em enviar conteúdos atrativos, descontos, e outras informações, vai depender de acordo com objetivo pretendido. 

Para criar uma boa campanha de SMS, é importante contar com uma ferramenta adequada para ajudar na elaboração da estratégia e oferecer todo o suporte necessário. A TWW conta com anos de experiência no mercado e um equipe preparada para ajudar a sua marca à atingir seus objetivos. Entre em contato com um de nossos consultores.

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