O SMS Marketing tem se tornado um dos mais eficientes canais para a estratégia das empresas, se destacando no mercado mobile. Afinal, a taxa de abertura de uma mensagem é de 98%, enquanto 90% dos usuários abrem a comunicação em até 3 minutos após o recebimento. Além disso, até 58% das pessoas checam o celular a cada hora.

Para que seja uma estratégia bem-sucedida, é preciso que os profissionais entendam quem é o seu público-alvo e quais são os tipos de conteúdo mais úteis para ele. É preciso, ainda, entender bem os conceitos de opt-in e opt-out.

Foi pensando nesses aspectos que elaboramos este conteúdo, para que você entenda de maneira mais eficiente quais são as vantagens de adotar a estratégia de SMS marketing, o que significa opt-in e opt-out e quais os cuidados que devem ser tomados. Boa leitura!

Quais as vantagens do uso de SMS marketing?

Antes de entrarmos no objetivo principal do texto, que é abordar sobre as informações em relação ao opt-in e opt-out, vamos explicar brevemente sobre as principais vantagens de adotar uma estratégia de SMS marketing em seu negócio, independentemente da área. Confira!

Baixo custo

Se compararmos com outras estratégias de marketing, como os custos de uma ligação telefônica, o valor de implementação do SMS é bastante reduzido. Principalmente porque esse tipo de estratégia é mais eficiente caso você tenha uma plataforma como aliada, permitindo que o envio seja otimizado e garanta um retorno mensurável.

A partir da base de clientes já registrada em suas informações, você vai criar um texto objetivo, que atenda à sua demanda. Lembre-se sempre de que é preciso que o cliente autorize esse recebimento, uma vez que mandar sem o consentimento pode ser classificado como spam. Um bom começo para isso é utilizar o cadastro do seu público, seja nas redes sociais, seja em seu site. Utilize essa lista para o envio de ações promocionais, pesquisas de satisfação, entre outras alternativas.

Entrega instantânea

A entrega das mensagens de texto pelas operadoras é feita em apenas alguns segundos. Pesquisas que revelam o hábito das pessoas com os aparelhos telefônicos comprovam o quanto uma estratégia como essa pode ser eficiente. Em um levantamento feito com mais de 2000 brasileiros com idades entre 18 e 55 anos, foi analisado que 57% da população consulta o aparelho logo após acordar.

Além disso, a média de consulta do brasileiro ao aparelho é de 78 vezes ao dia. No entanto, é preciso ter atenção quanto ao horário de envio. Para isso, entender o hábito de seu público é essencial, pois vai permitir à sua empresa enviar o conteúdo certo no momento específico. Evite, por exemplo, enviar mensagens em períodos fora do horário comercial ou aos finais de semana, pois pode ser negativo e gerar um efeito contrário ao pretendido.

Feedback rápido

O feedback a partir de questionários feitos pelo aparelho celular são bastante positivos. Dessa forma, o seu negócio pode fazer pesquisas de satisfação e receber os resultados pretendidos em um tempo relativamente curto.

Contar com o feedback de seus clientes é algo bem valioso para a sua empresa, uma vez que esses dados trazem informações que ajudarão a melhorar seus produtos e serviços. Além disso, os comentários contribuem para que você entenda quais são as tendências do mercado e compreenda, ainda, o que seus clientes gostam e o que não gostam.

Para obter respostas de qualidade, o ideal é que você ofereça um atendimento ao cliente mais humanizado. Apesar de a tecnologia ter oferecido muitas facilidades para o dia a dia e para as estratégias das empresas, ela diminuiu a interação pessoal. Com o objetivo de você se diferenciar e se destacar perante o mercado, o atendimento é uma maneira de demonstrar ao seu público que ele tem importância e que pode ser ouvido.

Grande alcance

Você já parou para pensar na quantidade de celulares que existem em nosso país? Hoje, o número de linhas está na casa dos 233,35 milhões, de acordo com os números divulgados pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. Dessa forma, o poder de alcance dessa estratégia é inestimável — lembrando sempre das boas práticas a serem adotadas para que os melhores resultados sejam alcançados, conforme mencionado neste conteúdo.

Mensagens curtas

Hoje, as pessoas buscam cada vez mais por soluções que otimizem o seu tempo. Com a rotina corrida, quanto mais for objetiva a mensagem passada pelo seu negócio, melhor. Isso pode até representar um desafio para alguns tipos de negócios, mas os 160 caracteres das mensagens de texto são um benefício considerável para o marketing, pois faz com que o seu conteúdo seja conciso e explícito.

Assim, não obrigará o seu leitor a navegar por um conteúdo que, às vezes, nem seja tão relevante para aquele momento e para aquela campanha. O SMS chegará direto ao ponto, sem nenhuma outra coisa para distrair o seu cliente da sua mensagem principal.

Exclusividade aos clientes

Está em uma data comemorativa e deseja proporcionar exclusividade aos seus clientes de alguma forma? Para isso, oferecer vantagens exclusivas, descontos e promoções por meio do SMS demonstra que a sua empresa está interessada em tê-lo como um cliente fidelizado, que está por dentro das novas tecnologias e, por essa razão, está um passo à frente de sua concorrência.

Sendo assim, é possível segmentar a lista de clientes e ainda ter a chance de fazer com que eles recomendem o seu negócio. Lembre-se de que fidelizar um cliente custa menos do que atraí-lo. Além de permitir com que ele retorne ao seu negócio para adquirir novos produtos e serviços, o marketing boca a boca é muito eficiente para a conquista de um novo público.

O que são opt-in e opt-out?

Agora que você já conhece todas as vantagens de utilizar o SMS marketing em sua empresa, é preciso entender claramente o conceito de opt-in e opt-out e compreender como eles se relacionam com essa estratégia.

Entenda o que é opt-in

Mencionamos a importância de uma empresa usar de maneira sensata o SMS marketing. De acordo com as regras mais básicas dessa área, para que ela envie as mensagens em uma campanha como essa, é preciso ter uma base de contatos qualificada e que seja opt-in.

Isso significa que as pessoas que estiverem incluídas para o envio de suas informações e campanhas precisam autorizar o recebimento das mensagens, seja de ações promocionais, seja de conteúdos educativos, seja qualquer outro tipo de contato.

Para isso, o mais comum é manter uma base atualizada com os dados de pessoas que estão interessadas em receber os comunicados de seu negócio. Uma maneira prática de executar essa ação é por meio do próprio site da empresa: é possível, por exemplo, disponibilizar algum campo para que o seu cliente ou potencial cliente informe o número do aparelho com o objetivo de receber suas informações e comunicados.

Dessa forma, podemos dizer que o opt-in é a maneira mais comum de uma pessoa entrar na lista de contato do negócio, pois oferecerá seus dados com o objetivo de estar por dentro do que ocorre naquela organização. Sendo assim, a pessoa que não concordar em fazer o opt-in não estará apta para acessar a seus conteúdos de SMS.

Saiba o que é opt-out

Imagine só a seguinte situação: você, em algum momento de sua trajetória pessoal e/ou profissional, precisou registrar os seus dados em uma lista para receber SMS marketing de algum assunto que era importante naquele momento. No entanto, por motivos diversos, eles não mais agregarão para a sua carreira. Logo, da mesma forma que você se inscreveu para receber as informações, é preciso que o negócio no qual você se cadastrou ofereça a opção de sair daquela base.

É aí que entra o conceito de opt-out: a possibilidade de você se descadastrar daquela lista que já não mais fornece conteúdos relevantes. No campo de vista empresarial, não faz sentido você continuar enviando mensagens para aquela pessoa que já foi interessada pelos seus assuntos, mas que hoje nem sequer lê o SMS, não é verdade?

E a situação pode se tornar ainda mais crítica, pois se o indivíduo não encontrar mais nenhuma forma de fazer o descadastro, ele pode bloquear a sua lista. Isso impede com que o seu negócio mantenha contatos futuros e a possibilidade de restabelecer relação.

Além disso, o fato de ele receber mensagens indesejadas pode ser motivos de reclamações em redes sociais e/ou sites com esse propósito, como o Reclame Aqui, prejudicando o nome da sua empresa. Ou seja, você terá mais trabalho em traçar estratégias para limpar o nome de seu negócio do que se tiver disponível uma plataforma que permite fazer e gerenciar o opt-out.

Quais os diferentes tipos de opt-in?

Agora que você está por dentro do que é o opt-in e o opt-out, está na hora de entender quais são os diferentes tipos de opt-in para saber como adequá-los à sua estratégia, de modo que ela traga resultados positivos ao seu negócio. Confira!

Double opt-in

Como já explicamos, o opt-in é a permissão ofertada pelo usuário para que a empresa possa enviar mensagens de texto ao aparelho com ofertas, conteúdos e serviços. Assim como o próprio nome já diz, o double opt-in é a dupla confirmação dessa autorização. Dessa forma, a sua empresa vai enviar um SMS para que seu cliente ou potencial cliente informe se realmente quer ter acesso àqueles comunicados.

Entre as principais vantagens dessa estratégia, a garantia de uma base válida é uma delas, uma vez que podem ter cadastro com números errados ou inexistentes. Assim, eles serão descartados, mantendo uma lista que esteja mais engajada com os seus conteúdos.

Esses clientes realmente terão a chance de converter ao serem informados sobre as suas soluções por SMS, além de responderem às suas pesquisas com mais precisão e conhecimento sobre o assunto.

Destacamos, ainda, outros benefícios de utilizar o double opt-in. Confira!

Garantia de clientes interessados

Como dito, números inexistentes ou errados serão excluídos. No entanto, o double opt-in ainda garante que você tenha apenas pessoas realmente interessadas nas suas informações. Isso porque, além de oferecerem seu contato, confirmaram essa autorização, reduzindo queixas e reclamações por spam e garantindo que o seu contato com aquele cliente possa ser duradouro e com bons resultados.

Oportunidade de informações adicionais

Assim que o seu cliente ou potencial cliente confirmar a autorização, você pode enviar uma mensagem padrão de agradecimento acompanhada com outras informações. Entre elas, é possível fazer a apresentação do seu negócio, explicar a cultura da empresa e até mesmo já ofertar conteúdos relevantes e informações sobre produtos e serviços.

Soft opt-in

Ao contrário do double opt-in, que é quando a sua empresa estabelece o primeiro contato com o cliente, aqui é uma forma de garantir o envio de comunicados e informações para aqueles que já tenham algum tipo de relacionamento preestabelecido com o seu negócio.

Dessa forma, essa opção não vai contar com um cadastro em que os interessados tenham incluído seus dados para autorizar o envio de SMS. Aqui, o relacionamento já construído ao longo do tempo entre as duas partes vai permitir que a empresa faça o contato por meio de mensagem.

A montagem dessa lista é feita geralmente por meio de contatos profissionais, conquistados em feiras de negócios e em eventos. Nesses locais, algum gestor ou colaborador de seu negócio passa a ter contato com outras pessoas para trocar informações e ideias.

No entanto, é preciso ter bastante senso para implementar o soft opt-in: se o representante de uma organização for captar números para crescer a sua base de contatos, é preciso conversar com as pessoas e informar sobre a possibilidade dessa inclusão, com o objetivo de entender se elas são receptivas ou não quanto a isso.

Adotar o soft opt-in ou não vai depender da estratégia que você deseja adotar. Existem pessoas que acreditam na sua eficiência, enquanto outras preferem apostar no envio de mensagens somente àquele público que realmente demonstrou interesse em ter essas informações diretamente em seu aparelho.

Single opt-in

Este caso é o do opt-in simples, como o próprio nome já diz. Ou seja, não será necessário a confirmação de seu cliente.

Entre as desvantagens do single opt-in, destacamos que algumas pessoas podem justamente passar outros telefones ou passar com algum dígito errado. Assim, você não terá conhecimento se as informações enviadas não estão tendo taxa de abertura ou se é um erro de dados.

No entanto, caso você queira construir uma base sólida e, ao mesmo tempo, grande e em um prazo de tempo relativamente curto, essa é a melhor escolha.

A questão, aqui, é se você terá qualidade em sua lista se utilizar o sigle opt-in, uma vez que alguns contatos podem não estar interessados em seus conteúdos e comunicados e, assim, perder a credibilidade do negócio.

Para que você tire suas dúvidas sobre esse assunto, assim como em qualquer outra estratégia de marketing, é essencial elaborar testes e analisar a mensuração dos resultados. Além disso, vai depender do seu nicho de público e dos produtos e serviços oferecidos.

Tome cuidado, apenas, para não utilizar o single opt-in apenas oferecendo promoções e soluções a seus clientes.

Preocupe-se em apresentar um conteúdo relevante, como dicas sobre o seu nicho de atuação, boas práticas para que seu cliente se dê bem naquele segmento, além de aproveitar a oportunidade para tentar colher o feedback, conforme mencionado.

Caso a sua empresa adote esse tipo de estratégia de educar o seu público em vez de apenas tentar vender e oferecer soluções, as chances de o seu negócio ser bloqueado diminuem bastante, aumentando as chances de conversão do seu potencial cliente e de fidelização de quem já consome seus produtos e serviços.

Quais os cuidados necessários para essa estratégia?

No mercado SMS, é preciso se atentar para alguns cuidados bem específicos que vão contribuir para o seu êxito. Acompanhe!

A criação da campanha de SMS Marketing

Assim que você tiver uma base de contatos sólida para o envio de informações e comunicados, é preciso uma atenção especial às bases legais, como a da autorização mencionada no conteúdo. Para que a campanha seja eficiente, contar com uma plataforma que faz esse envio e permita fazer o opt-in e opt-out, como a da TWW, é essencial.

Além desses serviços, você pode conferir outras informações e estratégias para mensurar resultados, como:

  • taxas de abertura;
  • uso de SMS corporativo que vai permitir enviar notificações, lembretes de promoções, oferecer cupons de desconto, além de benefícios como o programa de fidelidade;
  • chatbot por SMS, que permite a criação de fluxos com perguntas e respostas para uma comunicação dinâmica;
  • pesquisas de satisfação;
  • entre outros benefícios.

A identificação

Se identificar ao seu cliente é uma boa prática que deve ser seguida para que a estratégia tenha o resultado almejado. Isso contribui para que a pessoa consiga ler a sua mensagem já sabendo em linhas gerais do que vai se tratar aquele contato.

Assim, ela ficará estimulada a se engajar com a sua marca. Do contrário, seu cliente pode até abrir e ler a mensagem, mas dificilmente o seu objetivo será alcançado da maneira esperada.

O foco

Ao conhecer o seu cliente e entender perfeitamente quais são as abordagens mais sensatas a se fazer e quais alcançam de maneira mais eficiente o resultado esperado, vai ser mais fácil ter um foco para a sua estratégia.

Dessa forma, é preciso avaliar o perfil de sua audiência para entender como vai ser a linguagem, os assuntos e comunicados mais interessantes a serem enviados. É importante evitar, ainda, as polêmicas, segmentando a sua estratégia de SMS marketing para que você consiga se aproximar cada vez mais de uma solução definitiva para o seu leitor.

O contexto

Uma estratégia que traga resultados requer alguns cuidados específicos sobre o contexto da mensagem para garantir o engajamento do público, a resposta em casos necessários e a mensuração dos resultados. A seguir, selecionamos alguns deles:

  • há dias em que não se deve enviar mensagens, como fins de semana e feriados;
  • por falar em temas polêmicos, evite assuntos que tragam interpretações equivocadas, como política;
  • além de se identificar, é preciso que a pessoa tenha em mente os reais objetivos daquele contato;
  • é necessário que a sua empresa tenha todas as informações registradas das ações e campanhas, além das taxas de mensuração de mensagens enviadas e recebidas.

A ortografia

Já imaginou como pode cair a credibilidade de um negócio caso você mande uma mensagem que não esteja bem escrita? Isso é um dos principais fatores para qualquer estratégia de marketing. Dessa forma, não importa se o texto é pequeno, pois os erros podem ser ainda mais perceptíveis.

Você não deseja desperdiçar o espaço que tem para transmitir bons comunicados e informações com erros, não é verdade? Caso você cometa algum tipo de equívoco, provavelmente sua mensagem não será levada a sério pelo consumidor de seus serviços e produtos. Além disso, é preciso se preocupar que mensagens com erros podem ser confundidas com golpes, algo comum nos dias de hoje.

Eles costumam ser identificados por meio da ortografia, que na maioria dos casos são mensagens mal redigidas. Ou seja, não arrisque perder a credibilidade para aqueles clientes que optaram por ter os seus conteúdos em mãos.

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde entender quais as vantagens de utilizar o SMS Marketing na estratégia de seu negócio, o significado de opt-in e opt-out, quais são os tipos de opt-in e os principais cuidados necessários ao elaborar uma estratégia de SMS Marketing.

Como você acompanhou durante o texto, as vantagens de adotar um SMS Marketing são inúmeras, além de oferecer várias funcionalidades. Será possível, a partir desse uso, estreitar a relação que sua empresa tem com o seu público, enviar comunicados, fazer ações promocionais e conseguir conquistar aquele cliente que já tem algum contato com o seu negócio.

A partir disso, você vai conseguir elaborar relatórios e entender quais são as mais eficientes campanhas, com o objetivo de investir naquelas que trazem mais resultados.

Gostou deste conteúdo sobre opt-in e opt-out e deseja receber mais informações como essas? Assine nossa newsletter e tenha diretamente em sua caixa de entrada nossas dicas e novidades!

Escreva um comentário