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Os canais de comunicação e comportamentos de consumo mudaram significativamente nos últimos anos, fazendo que o antigo marketing interruptivo e de intrusão perdesse a força e aceitação. Na atualidade, para uma campanha de opt in — processo em que os contatos optam por receber as mensagens enviadas por uma empresa —, seja por e-mail ou SMS, é fundamental obter a autorização dos clientes para contatá-los e oferecer os seus produtos e serviços.

Se antes as empresas disparavam mensagens aleatórias e obtinham resultados favoráveis, hoje em dia essa prática pode comprometer a imagem da sua organização. É necessário adotar uma estratégia de opt in com táticas eficientes e que não gerem rejeição. Dessa forma, é possível saber quem são os clientes interessados em receber o seu conteúdo, promover a sua marca positivamente e aumentar o interesse do público-alvo pelas soluções que ela disponibiliza no mercado.

Quer ampliar a sua lista de contatos de maneira espontânea? Confira, a seguir, como melhorar o seu processo de opt in!

1. Faça uma comunicação integrada com e-mail

Muitas empresas pedem o endereço de e-mail dos clientes na hora em que preenchem um formulário. Depois de serem verificados, esses contatos podem ser utilizados em campanhas que incentivam a inscrição para o recebimento de SMS Marketing, solicitando opt in em troca de vantagens concedidas pela companhia.

É importante que você deixe bem claro como o seu público pode escolher receber informações e conteúdos da empresa. Destaque todos os benefícios que os clientes terão acesso ao assinarem a lista de opt in, como descontos exclusivos ou visualização antecipada dos lançamentos de novos produtos.

Informe, com riqueza de detalhes, o número e a mensagem que o consumidor deve enviar do seu celular para começar a receber os conteúdos.

2. Utilize as mídias sociais

Na era digital, as mídias sociais atuam na educação dos clientes com relação ao valor de marca das empresas. Porém, ao postar informações em diversos canais, a companhia não colhe os resultados projetados quando o público-alvo solicita o recebimento de informações via mensagem de texto.

Nesse sentido, há a necessidade de realizar uma abordagem consistente, instruindo os usuários da rede sobre como se cadastrar na lista de opt in, em todos os canais digitais. Pode-se escolher plataformas de redes sociais, como Instagram, Twitter, Facebook e Pinterest, além de fóruns, blogspots e demais espaços utilizados para comunicar-se com os clientes.

Para tal, é imprescindível treinar a sua equipe adequadamente para responder às consultas e questionamentos dos usuários quando surgirem dúvidas sobre o processo de inscrição no opt in do SMS Marketing.

3. Crie ofertas exclusivas para quem se cadastrar

Mesmo que as mídias sociais abordem vendas futuras e peçam para que os clientes se inscrevem, nem todas conseguem estimular o opt in. Afinal, você está pedindo o número de contato pessoal das pessoas, e algumas podem ficar receosas quanto ao fornecimento desse dado.

Nesse contexto, é preciso formular pedidos mais atraentes para que o cliente se cadastre na sua lista de contatos. Uma tática bastante eficaz é a criação de ofertas exclusivas, com descontos e benefícios extras para quem se inscrever.

Que tal preparar uma campanha promocional com cupom de desconto? Funcionaria assim: a empresa cria um cupom, que deve ser enviado por texto para o número do celular informado para que a promoção seja ativada.

Ao enviar o acesso a conteúdos e promoções exclusivos, muitas empresas atingem ótimos resultados e turbinam a sua campanha de opt in, aumentando as chances de as pessoas escolherem espontaneamente estar em contato com elas.

4. Aposte em um conteúdo que seja relevante para a persona

De nada adiante conseguir o contato do cliente e enviar mensagens regularmente se esse conteúdo não for relevante para o destinatário, pois isso não vai gerar conversões de vendas. Portanto, é crucial estudar o perfil do seu consumidor, montar uma persona e enviar mensagens que vão ao encontro de seus objetivos e necessidades.

Uma única empresa pode ter perfis diferentes de clientes, logo é necessário ter personas diferentes. Assim, você poderá enviar promoções e informações sobre os seus produtos e serviços que, de fato, são importantes para cada grupo de consumidores, o que aumenta consideravelmente as possibilidades de fechar novas vendas.

5. Pense na apresentação do anúncio

Muitas pessoas desistem de se cadastrar no opt in porque não entendem as instruções dadas pela empresa. Para evitar esse problema, esclareça qual é o passo a passo que o cliente tem que seguir para concluir o objetivo que você determinou, da maneira mais simples e ágil possível.

Para fazer isso, você pode fazer uso do shortcode e uma palavra-chave. Por exemplo, ‘’Escreva SEND para 536424 e ganhe 10% de desconto na sua próxima compra’’. Tenha o cuidado de checar se a mensagem principal é o foco do anúncio feito e se pode ser localizada com facilidade. A tendência é que as pessoas respondam melhor quando há a combinação desse elemento com ofertas no anúncio.

6. Garanta a desinscrição do cliente

Toda empresa deve oferecer uma alternativa de desativação levando em consideração a otimização do opt in para que os clientes sintam-se seguros ao selecionar o recebimento de mensagens. Essa postura evidencia que a empresa preza pelo respeito e liberdade do consumidor, pois se ele não quiser mais fazer parte da sua lista de contatos, bastará alguns cliques para cancelar a sua participação.

O opt in do SMS Marketing é uma das formas mais eficientes de construir uma lista coerente com o contato do seu público-alvo. Essa modalidade não só levanta informações sobre as preferências, como também ajuda no planejamento e aperfeiçoamento das campanhas de marketing.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados com o envio de mensagens para os clientes da lista de opt int, uma vez que as normas regulatórias são bem rígidas e podem multar a sua empresa quando esse processo é feito de forma irregular, Para que isso não aconteça e para melhores resultados, uma boa saída é contar com a ajuda de plataformas especializadas nesse serviço.

Quer impulsionar a sua estratégia da opt in? Entre em contato com a TWW do Brasil e descubra como podemos te ajudar!

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