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A tecnologia e, em especial, o smartphone mudaram a forma com as pessoas se comportam e se comunicam com as marcas. Se antes era necessário ter um computador para comprar um produto ou resolver um problema, agora tudo pode ser feito na palma da mão, basta alguns toques na tela. Diante desse novo cenário, também surgiu a necessidade de as empresas investirem em publicidade mobile para se destacar no mercado e impactar o seu público consumidor.

Basicamente, o mobile marketing faz uso dos benefícios dos dispositivos móveis para aumentar a visibilidade das marcas e obter melhores resultados no espaço digital. Portanto, trata-se de uma modalidade de comunicação que utiliza um conjunto de estratégias que compreendem desenvolvimento de publicidade específica para aparelhos móveis.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o celular é o meio mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet. Isso significa que para uma empresa se manter relevante à frente dos concorrentes, é preciso trabalhar de forma estratégica nesse ambiente. Ou seja, adotar a tendência do mobile marketing e usufruir dos benefícios que melhoram o seu desempenho.  

Quer saber mais? Confira, abaixo, quais são as vantagens e as tendências em publicidade para dispositivos móveis!

Quais são as vantagens de investir em publicidade mobile?

Não é à toa que o mobile marketing tem sido cada vez mais adotado pelas empresas, pois ele apresenta diversos benefícios que influenciam diretamente no desenvolvimento e crescimento das marcas. Conheça as suas principais vantagens!

Aproxima a empresa do consumidor

Por meio do mobile marketing é possível estar em contato com o seu público de forma instantânea e com extremamente facilidade. Assim, a companhia tem a oportunidade de se aproximar dos seus clientes e estabelecer uma relação de interação constante.

Com notificações de e-mails ou aplicativos, você impacta a sua audiência em questão de segundos. Afinal, as pessoas raramente resistem ao som dessas notificações e costumam checar o seu smartphone diversas vezes ao dia.

Gera maior conversão

Toda campanha de marketing precisa ser feita em canais que, de fato, trazem bons resultados. Nesse sentido, uma das principais vantagens da publicidade mobile é aumentar a conversão de clientes para as suas ofertas.

Um estudo feito pelo Formstack revelou que as conversões realizadas a partir dos aparelhos móveis são 64% maiores do que as feitas em outros canais de comunicação. Essa informação deixa evidente que as pessoas estão tomando mais decisões de compra por meio dos dispositivos móveis. Logo, é crucial que as empresas atuem nesse local.

Possibilita a busca de informações sobre o seu público

A interação entre a empresa e o público-alvo permite a obtenção de informações importantes sobre os seus clientes. Dessa maneira, você pode montar o perfil do seu consumidor e promover uma comunicação customizada, com mensagens adequadas e específicas para os objetivos dessas pessoas.

Aumenta a eficácia da estratégia

A publicidade mobile abre um leque de oportunidades únicas para os empreendimentos que atuam em lojas físicas ou em e-commerce — como a oferta de descontos especiais no espaço virtual, depois de uma visita no varejo tradicional, e a opção de escanear o preço dos produtos. Isso aumenta a eficácia da estratégia e, consequentemente, dos seus resultados.

Traz vantagem competitiva

Apesar de o uso do marketing exclusivo para dispositivos móveis já ser uma realidade em muitos setores, ainda existe organizações que desconhecem ou resistem a esse movimento.

Nesse contexto, adotar essa ferramenta de comunicação é uma vantagem competitiva, possibilitando que você se destaque em seu ramo por meio do fornecimento constante de novidades que o colocam como referência no mercado.

Quais são as tendências de publicidade mobile?

Perante a esse novo paradigma, os profissionais de marketing e propaganda devem mudar seus conceitos e fazer um trabalho que alcance o público conectado aos smartphones. Para tanto, conheça a seguir as tendências de publicidade mobile.

Usar aplicativos especiais

O desenvolvimento de aplicativos especiais permite que você ocupe um espaço importante na tela dos usuários, uma vez que eles visualizam a sua marca o tempo todo, já que a sua logo está na palma da mão continuamente. Para incentivar o download do app, pode-se dar descontos ou brindes para aqueles que baixarem o conteúdo.

Mais do que criar o seu próprio aplicativo, você também pode aproveitar para anunciar os seus serviços e produtos naquelas apps que consomem mais atenção dos seus clientes. Com essa estratégia, a empresa alcança o seu público sem interferir na privacidade ou afetar a experiência de navegação do usuário.

Explorar a geolocalização

Produzir anúncios que se baseiam em geolocalização é uma ótima maneira de utilizar os dispositivos móveis para otimizar os resultados das campanhas publicitárias da empresa e segmentar o seu público consumidor dentro de um raio de ação.

Imagine o dono de um restaurante — estabelecimento que não deve segmentar o seu público por gênero ou idade, mas sim pela proximidade do negócio. Assim, quando as pessoas circulam com os seus smartphones, os dados de GPS podem ser gravados e posteriormente utilizados para gerar anúncios baseados nas localizações que costumam frequentar, por exemplo.

Adotar o SMS

Quanto maior for a velocidade com que os consumidores interagem com a sua marca e ofertas, mais rápido vão optar pela compra. A adoção do SMS na publicidade mobile cria uma comunicação direta, estreitando o relacionamento da empresa com o seu cliente ou potencial consumidor.

Essa comunicação torna-se mais humanizada, visto que a pessoa tende a se sentir importante para a marca por receber diretamente no seu celular lembretes, comunicados relevantes, ofertas de serviços e produtos, e demais soluções fornecidas pelo seu negócio.

Além disso, o SMS garante o recebimento instantâneo das mensagens, pois o tempo médio de entrega das operadoras é de 10 segundos. Desse modo, a sua estratégia fica livre de problemas relacionados ao tempo de vencimento das ofertas, que poderiam ocorrer com anúncios feitos em aplicativos que são acessados somente em determinados períodos do dia pelos usuários.

Ativar notificações

As notificações são indispensáveis para engajar os clientes com a sua empresa. Quando baixa e instala um app, o usuário define se quer ou não receber notificações. Com isso, sempre que a organização julgar interessante pode enviar notificações para o aparelho do consumidor, como comunicados de promoções ou mensagens com ofertas de serviços ou produtos relevantes para ele.

Sendo assim, ainda que o cliente não utilize muito o seu app, você pode induzi-lo a visualizá-lo e conferir as promoções e produtos, o que amplia as chances de conversão de vendas.

Integrar as plataformas

A partir da integração do sistema operacional de uma loja virtual com as redes sociais, aplicativos e e-mails, é viável desenvolver um sistema de remarketing. Ou seja, anunciar em outras plataformas um produto que o usuário viu, mas não comprou. Nessa estratégia, a empresa ‘’dá uma segunda chance’’ para que o cliente efetue a compra.

A publicidade mobile é o futuro do marketing e quanto antes as empresas se adaptarem a esse movimento, mais chances terão de aproveitar os inúmeros benefícios proporcionados pelos dispositivos móveis e melhorar a sua performance no mercado.

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