fbpx

Por mais importante que seja, apenas oferecer um serviço e produtos de boa qualidade não é o suficiente para atrair e manter uma clientela fiel. Para isso, é essencial cuidar do relacionamento com o cliente — estratégia que ajuda a conquistar e fidelizar os consumidores.  Mas, apesar de ser de extrema importância, ainda há empresários que a negligenciam.

Com as ações adequadas, o empreendimento pode garantir a satisfação do cliente em todos os processos da compra, fazendo com que ele se sinta estimulado a realizar novas compras no futuro e a indicar o serviço para outras pessoas. Isso quer dizer que um bom relacionamento é capaz de aumentar as suas vendas e assegurar uma fidelização contínua dos consumidores.

Quer melhorar o seu relacionamento com o cliente? Descubra, abaixo, quais erros não cometer nesse processo!

1. Não fazer um bom pós-venda

Uma das melhores formas de construir um relacionamento duradouro com o cliente é a partir de um pós-venda bem planejado e executado. Se, após a efetuação do pagamento do produto ou serviço, a empresa não entrar em contato com o consumidor, a sua marca pode ser esquecida por ele e deixar de ser uma opção quando surgir uma nova necessidade de compra.

O pós-venda é indispensável para demonstrar ao cliente o quanto você se preocupa com ele, deixando claro que não é apenas mais um número, e que a empresa quer garantir a satisfação do mesmo.

Para tanto, pode-se ligar, enviar mensagens de texto e utilizar e-mail marketing segmentado, com conteúdos relevantes e ofertas personalizadas, além de aplicar pesquisas para descobrir o que pode ser melhorado no atendimento ao consumidor.  

2. Não investir na capacitação dos colaboradores

Com um mercado cada vez mais competitivo, os clientes também estão mais exigentes. Afinal, se eles não encontram o atendimento que desejam em um determinado lugar, podem rapidamente passar a consumir em outra empresa. Diante desse cenário, é imprescindível evitar atitudes que possam afugentar o seu público-alvo e causar uma má impressão da sua empresa.

Tenha em mente que cada contato com o consumidor é uma oportunidade de fidelizá-lo e vender mais. Assim, erros como respostas rudes ou o não esclarecimento de dúvidas durante o atendimento, podem fazer com que o cliente em potencial desista da compra e ainda fale mal da empresa para outros consumidores.

Sendo assim, é necessário treinar e capacitar a sua equipe para que trabalhe de acordo com as diretrizes de atendimento do negócio. Oriente os seus colaboradores sobre qual linguagem usar, como reforçar a identidade da maca, bem como relacionar-se com o público de forma amigável, saber ouvir e entregar soluções ágeis e eficientes.

Dessa forma, o cliente se convencerá com maior facilidade de que o seu empreendimento realmente vai satisfazer as necessidades dele.

3. Não usar estratégias diferenciadas do mercado

Com o intuito de não ficar para trás, muitas empresas acabam oferecendo exatamente o que as outras já oferecem e, com isso, tornam-se mais do mesmo. Para não cometer o erro de ser somente mais uma opção no mercado, aposte em estratégias diferenciadas que chamem a atenção do público e o impactem positivamente.

Portanto, adote métodos e ferramentas diversificadas para relacionar-se com o consumidor. Um exemplo disso é o uso de SMS para oferecer facilidades, como enviar boleto, divulgar lançamento de produtos e relembrar datas de pagamento. Essa estratégia reforça o vínculo entre a empresa e o cliente, estabelecendo maior proximidade e confiança.

4. Não realizar promoções sazonais

A cada data comemorativa que se aproxima, a maioria das empresas procura fazer promoções sazonais para estimular o público-alvo a comprar. No entanto, há empreendedores que se recusam a fazer promoções por acreditarem que vão perder dinheiro ao abaixar o preço dos produtos. Mas isso não é uma verdade, pois com um valor em conta, você pode vender mais e suprir o desconto concedido.

Não hesite em realizar promoções sazonais. Fique de olho nas datas comemorativas e períodos que movimentam o comércio, como Natal, Dia das Mães e voltas às aulas, e crie ofertas relevantes e que, de fato, sejam vantajosas para o consumidor. Isso incentiva o consumo de quem já conhece a sua empresa e atrai novos clientes que, se gostarem do atendimento, podem se tornar fieis ao empreendimento.

5. Não implantar diferentes canais de comunicação

Entre as principais causas de insatisfação do cliente está a dificuldade de comunicar-se com a empresa, principalmente quando o assunto é a resolução de um problema. Situações como essa causam irritabilidade e fazem com que a pessoa nunca mais queira comprar na sua empresa.

Em uma época marcada pela grande disponibilidade e uso da tecnologia mobile, motivo pelo qual nos tornamos imediatistas, é preciso implantar diferentes canais de comunicação, como SMS, telefone, chat e e-mail. Assim, o cliente vai ser atendido instantaneamente e não ficará com aquela sensação de que o seu problema nunca será resolvido.

Além disso, também é recomendável ter perfis e fanpage nas redes sociais para escutar o que o público tem a dizer sobre a empresa. Porém, tenha cuidado com as informações e imagens que são postadas nesses espaços, pois elas devem ser relevantes, atrativas, de fácil compreensão, mas sem serem invasivas e inconvenientes.

6. Não ter um plano de gestão de crises

Na internet, tudo acontece em alta velocidade e, ao se deparar com uma crise, você deve agir rápido. Se o negócio não estiver preparado para os momentos de dificuldade, a tendência é que demore para identificar os problemas e não saiba o que fazer para contê-los.

Imagine um cliente insatisfeito que decide reclamar em uma rede social. Caso a empresa não contorne a situação a tempo, corre o risco de ficar com uma imagem negativa diante dos atuais consumidores e espantar os clientes em potencial.

Para que a sua equipe esteja preparada para solucionar uma crise da melhor forma possível, crie um plano de ação que preveja possíveis falhas e as melhores soluções para resolvê-las rapidamente.

Tanto o gestor quanto os colaboradores devem se antecipar e imaginar as mais diversas situações. Caso elas ocorram, poderão neutralizá-las sem maiores consequências negativas. Também é indicado incluir ações estratégicas para reconquistar o cliente após solucionar uma crise.

Sem investir em um bom relacionamento com o cliente é impossível atingir resultados efetivos. Ao estabelecer uma proximidade saudável com o público-alvo, você garante a satisfação dos consumidores e prolonga a permanência deles na sua empresa, aumentando a sua lucratividade.  

Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

Escreva um comentário