Hoje, com a competitividade do mercado, o cliente tem se tornado cada vez mais exigente. É preciso pensar em novas maneiras de atendê-lo para se diferenciar da concorrência: oferecendo uma experiência positiva, a marca terá credibilidade e será propagada a partir de boas recomendações.

É nesse contexto que surge o SAC 3.0, que pode ser considerado uma evolução no conceito de relacionamento com o público. Ficou curioso para entender do que se trata?

A seguir, explicaremos o que é o conceito, como é possível se adaptar a esse serviço e quais são seus benefícios. Boa leitura! 

Entenda o que é o SAC 3.0

Como dito, esse conceito pode ser compreendido como uma evolução no fato de se relacionar com o cliente. Ou seja: a ideia é satisfazer um consumidor que anseia pelo atendimento de excelência.

As possibilidades de comunicação mudaram bastante nos últimos anos, principalmente pelo desenvolvimento de novas tecnologias (como os smartphones). Dessa forma, a maneira com a qual as empresas interagem com o público também precisou passar por algumas modificações.

Anteriormente, só era viável estabelecer contato com a organização da qual você tinha adquirido algum tipo de produto ou serviço por meio da ligação telefônica. Foi nesse sentido que veio a mudança: o SAC 3.0 age em diversos canais, como aplicativos e redes sociais, com o objetivo de estabelecer um atendimento otimizado, rápido e transparente. 

Você já deve ter percebido que as redes sociais exigiram que as organizações alterassem a maneira de se relacionar com os clientes. Já não é mais possível divulgar uma marca ou um negócio sem a presença constante nesses canais. Isso fez com que as empresas precisassem produzir conteúdos específicos para tais meios. 

Ou seja: além de transmitir informações sobre o seu nicho de atuação, é preciso estabelecer estratégias para estar presente no momento em que o público apresentar qualquer dúvida sobre os produtos ou serviços oferecidos. 

Saiba como se adaptar a essa tendência

A seguir, selecionamos algumas dicas para que você entenda como se adaptar a esse serviço. Confira!

Conheça os produtos e serviços oferecidos

Antes de estabelecer qualquer estratégia de comunicação com os clientes, é necessário entender quem são eles. O fato de determinada empresa funcionar perfeitamente em uma rede social, por exemplo, não implica que as demais terão os mesmos resultados. 

Faça perguntas como:

  • Onde o meu público está conectado na maior parte do tempo?
  • Por quais meios ele interage?
  • Qual é a linguagem a ser empregada para que a estratégia de comunicação tenha efeito?

Depois de responder a um questionário parecido com esse, você terá a certeza de que está no caminho certo para o bom atendimento 3.0, mantendo uma interação direta com o cliente. Quanto mais a empresa interagir da maneira correta, maiores serão as chances de ter um público fidelizado, que a indicará para amigos e familiares. 

Para tanto, é necessário conhecer bem o produto ofertado e todas as etapas que o cliente percorre até, enfim, fechar negócio. Quando você domina essas informações, transmite confiança ao consumidor, fazendo com que ele se sinta próximo da marca. 

Faça o monitoramento de suas estratégias

Mais do que investir em boas estratégias, é preciso entender se elas estão trazendo o resultado esperado. O primeiro passo é integrar os canais e confirmar que as áreas do negócio estão alinhadas. Ao consultar uma organização por apresentar dúvidas sobre produtos e serviços, o público nem sempre terá questionamentos sobre a área que o atenderá.

Assim, a pessoa que fizer o atendimento precisa saber sobre quem o responderá, encaminhando para o setor responsável. Como consequência, o atendimento se torna mais ágil, levando credibilidade ao cliente. 

Além disso, monitorar tais estratégias é um dos passos mais importantes para entender os pontos que estão dando certo e aqueles que precisam de melhorias. Para tanto, colete as informações, faça um mapeamento de todas as solicitações e identifique como está a satisfação dos clientes. 

NPS

Uma boa maneira de medir essa satisfação é por meio do NPS (Net Promoter Score), metodologia que mensura a lealdade dos consumidores. Com o serviço de SMS, por exemplo, você pode questionar seu público: “de 0 a 10, qual é a nota do nosso atendimento?”. 

Mas é preciso que a empresa vá além de apenas levantar dados e gerar relatórios — tomar as providências necessárias é essencial. Portanto, encaminhe as demandas aos setores competentes e ofereça soluções a seus clientes!

Conheça os benefícios do SAC 3.0

O SAC 3.0 oferece diversos benefícios para a empresa que o adota. Além de aumentar a proximidade com o cliente, é possível personalizar o atendimento. Com o advento das mídias sociais e a ampliação do uso de smartphones, o contato marca-cliente tem o risco de ficar mais robotizado.

Assim, é essencial estabelecer conexões que façam a pessoa atendida se sentir única, humanizando aquela conversa. Além disso, estabelecer um atendimento que traga soluções rápidas para o seu público permite um marketing boca a boca mais eficaz.

A partir de um atendimento de excelência, os clientes recomendarão os produtos e serviços da marca para as pessoas próximas. Portanto, aqueles consumidores que já têm contato com a empresa serão fidelizados, ao passo que potenciais compradores serão atraídos. 

Entenda como o SAC 3.0 se relaciona com o conceito de Transformação Digital

Adaptar-se às novas tecnologias para a sobrevivência no mercado competitivo de hoje é um dos principais objetivos das empresas. Sendo assim, a Transformação Digital envolve justamente a adoção de novas soluções para incrementar a produtividade e a lucratividade, mediante o oferecimento de uma experiência enriquecedora ao cliente. 

Tudo isso está relacionado ao uso do SAC 3.0 pelas organizações. Trata-se de proporcionar agilidade nos processos operacionais e conseguir implementar modelos práticos e eficientes de atendimento para aquelas pessoas que precisam de algum tipo de contato com a marca. 

Neste conteúdo, pudemos observar como o SAC 3.0 veio para revolucionar a maneira com a qual as companhias se comunicam com o cliente. Foi justamente pensando nesses aspectos que as empresas desenvolveram plataformas para se aproximarem do público por meio de mensagens, pesquisas de satisfação e outras ferramentas capazes de aprimorar a experiência — a TWW é um bom exemplo nesse contexto. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre essas soluções? Entre em contato conosco e confira os serviços que oferecemos!

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