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Para que um negócio possa aumentar a rentabilidade é possível traçar algumas estratégias eficientes. Entre elas, investir na produção de conteúdo apostando em materiais ricos e que acrescentem para seu público, melhorar a experiência do cliente, oferecer um bom atendimento, além de apostar em diferenciais do produto e em promoções que possam atrair de alguma maneira pessoas interessadas em suas soluções.

Nesse contexto, investir no chatbot por SMS também vai contribuir significativamente para que o seu negócio possa aumentar a rentabilidade da carteira de clientes. Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda como isso é possível e quais as vantagens de utilizar essa ferramenta. Boa leitura!

Como o chatbot por SMS funciona?

Inicialmente, é preciso entender que existem dois tipos de chatbot. O primeiro deles é construído a partir de uma análise precisa em cima de uma árvore de decisões que tem uma inteligência por trás de sua estrutura. Com o passar do tempo, a partir das conversas geradas em seu canal, ele aprende com as respostas e vai melhorando continuamente sua interação.

É uma tecnologia precisa, cujos resultados são muito positivos, mas que ainda tem um preço elevado. Dessa forma, grande parte do mercado de chatbots não a utiliza, buscando por soluções com melhor custo-benefício.

O segundo é o chatbot baseado em árvore de decisão. Nele, há uma limitação quanto às perguntas, fazendo com que responda apenas aqueles questionamentos preestabelecidos no fluxo. É necessário ressaltar que ambos funcionam bem e podem perfeitamente atender às expectativas e necessidades da empresa. No entanto, é preciso analisar especificamente o projeto e garantir que o negócio tenha conhecimento para colocar no bot.

Imagine a seguinte situação: a organização coloca em funcionamento um chatbot com inteligência artificial no ar. Entretanto, o básico ainda não está inteiramente alinhado, como deixar a ferramenta muito propícia a responder qualquer pergunta. Dessa forma, quando o cliente entrar em contato, o software não vai entender como responder ao questionamento, transferindo o cliente a um atendente humano.

Portanto, além de entender quais são as reais necessidades da empresa, será imprescindível ter uma estrutura muito bem-planejada para que a estratégia seja eficiente e ofereça uma boa experiência ao cliente.

Qual a importância de utilizar o chatbot por SMS?

O chatbot por SMS é uma importante ferramenta para geração e nutrição de leads, principalmente se levar em consideração que qualquer pessoa pode ter acesso a ele no momento desejado.

Assim, é possível com que a empresa também faça uma ação ativa entrando em contato para divulgar seus produtos, fornecer soluções de pagamento, entre outras alternativas. A seguir, apresentaremos os principais benefícios de utilizá-lo nos mais diferentes segmentos.

Varejo 

No varejo, o uso de chatbot por SMS pode ser executado para:

  • notificar inadimplência de pagamento;
  • confirmar compra e data de entrega de produto; 
  • enviar links específicos para a compra de produtos no site;
  • interagir e manter um bom relacionamento com o cliente. 

Além disso, é possível que a loja mantenha contato com o consumidor no período pós-venda, pedindo uma nota para o atendimento, por exemplo. Isso pode aumentar a rentabilidade ao estabelecer estratégias eficientes para melhorar as questões apontadas pelo seu público.

O chatbot por SMS pode ser utilizado, ainda, com o objetivo de oferecer cupons de desconto e estabelecer outras ações para fidelizar aquele cliente. É necessário ressaltar que a fidelização de clientes pode ser mais efetiva — e mais barata — do que a atração. Sendo assim, essa ferramenta vai servir como uma importante aliada para o planejamento da organização.

Financeiro

Os serviços financeiros, a partir dessa solução, têm a oportunidade de simplificar seu processo de cobrança. As negociações de dívidas podem ser feitas de maneira rápida e prática, além de ser possível o envio de boleto digital para facilitar os pagamentos — o que contribui significativamente para uma melhor experiência.

O uso do chatbot permite, ainda, o envio de confirmações sobre a transação realizada, o aviso de utilização suspeita do cartão e a informação de contas pendentes. Ou seja, todas essas ações, além de serem efetivas para aumentar a rentabilidade da carteira de clientes, possibilita um relacionamento mais próximo e amigável com o seu público.

Educação 

As instituições de ensino podem utilizar o chatbot por SMS para uma série de objetivos que contribuem para que pais, alunos e professores estejam mais integrados com o processo de aprendizado. Por meio dele é possível reativar matrículas de maneira rápida e efetiva, avisar sobre mudanças de sala e horário das aulas, além de enviar lembretes sobre datas das provas e apresentações de trabalho.

Também existe a possibilidade de enviar informativos para os pais, oferecer vendas de cursos e enviar o boletim virtualmente. A ferramenta facilita a comunicação entre os envolvidos e a torna mais prática no dia a dia de quem trabalha em uma gestão educacional.

Quais as principais vantagens do uso do chatbot por SMS?

As vantagens de utilizar o chatbot por SMS são várias. Entre elas, o atendimento 24 horas por dia pode ser considerado o principal motivo para a utilização dessa ferramenta, uma vez que o cliente pode entrar em contato a qualquer momento e obter resposta de sua solicitação.

A solução permite, ainda, que não haja atendentes alocados especialmente para esse atendimento, pois terão respostas cadastradas anteriormente e a interação será exclusivamente a partir da árvore de decisão. É necessário destacar, também, que as respostas serão personalizadas. Dessa forma, cada necessidade de negócios distintos terá sua árvore montada especialmente visando suas características.

Por fim, a comunicação será mais próxima, sem respostas genéricas e com questionamentos sendo resolvidos após uma análise de respostas frequentes. Conforme abordado, vai melhorar a experiência com o cliente, pois terão canais disponíveis para que ele entre em contato sempre que necessário.

Neste conteúdo, você pôde entender como o chatbot por SMS pode contribuir significativamente para aumentar a rentabilidade da carteira de clientes. Essa solução vai aproximar a sua empresa tanto do seu público quanto daquele em potencial, contribuindo para que suas receitas sejam maiores e que suas metas e objetivos traçados no planejamento estratégico sejam alcançados com mais êxito.

Ficou interessado nessa ferramenta? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com alguém de nossa equipe!

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