fbpx

A estratégia de enviar mensagem para celular tem se consolidado entre as empresas, o que se deve à sua eficiência para prospectar novos clientes, vender para os atuais e realizar cobranças ou ações para impactar o seu público. Mesmo diante das novas tecnologias, estima-se que a taxa de abertura do SMS é de 98%, sendo que as mensagens são visualizadas, em média, em 90 segundos, o que o torna extremamente atrativo para o mundo dos negócios.

Porém, para colher melhores resultados por meio do SMS Marketing, é preciso saber em quais momentos as mensagens podem ser enviadas, pois o descumprimento das regras estabelecidas pelos órgãos reguladores pode gerar multas e demais penalidades.

Quer evitar erros? Confira, abaixo, quando a sua empresa pode enviar SMS para celular sem correr riscos de afugentar os clientes ou de ser penalizada!

Respeite o horário comercial

É fundamental seguir o horário comercial para enviar SMS para o seu público-alvo. O envio em horários inoportunos causa uma má impressão para os clientes, fazendo com que eles reprovem a postura da empresa e se sintam invadidos em sua privacidade.

Ainda que o cliente tenha autorizado o recebimento de mensagens em horários diferentes, tome cuidado para que isso não se torne um costume. Essa ação pode ser inconveniente até mesmo para você, uma vez que o consumidor também terá o direito de entrar em contato fora do horário comercial. 

Tenha a permissão dos clientes para o envio

Receber uma mensagem pela qual você não pediu pode ser bastante desagradável, não é mesmo? Essa ação pode afastar o cliente em vez de iniciar uma comunicação produtiva.

Sendo assim, é necessário ter a permissão do seu público para enviar as mensagens de SMS. A empresa deve oferecer a opção de opt-in e opt-out, mecanismos que permitem ao cliente a escolha de entrar ou sair da sua lista de contatos. Desse modo, caso não tenha interesse nos seus conteúdos, ele poderá solicitar a remoção do seu número da lista de envio.

Há organizações que não respeitam a vontade do público, dificultando o desligamento do cliente, o que pode causar uma péssima imagem no mercado.

Identifique-se corretamente

Ninguém gosta de ser incomodado por um estranho. Sem falar que a não identificação da empresa abre margem para que o receptor do SMS possa pensar que está recebendo mensagens de golpistas — prática comum no Brasil.

Portanto, é imprescindível que a empresa se identifique no conteúdo da mensagem, além de utilizar um short code, que consiste em um número de 5 a 6 dígitos que se diferencia o telefone do celular e confere maior credibilidade. 

Não exagere na quantidade de mensagens enviadas

Com a correria do dia a dia, nem sempre as pessoas podem parar para ler todas as mensagens que recebem. Assim, é preciso que a empresa tenha empatia e se coloque no lugar do cliente, em uma rotina corrida, tendo que resolver diversos problemas e ainda receber notificações insistentes no seu celular. Certamente, isso será desagradável e prejudicará a sua marca. 

Seja comedido no envio de SMS, procurando explorar mais a qualidade do que a quantidade. O ideal é falar tudo o que você precisa em uma única mensagem. Para isso, é recomendado criar um cronograma de envios. Também vale alternar entre mensagens de textos e áudios, para não se tornar cansativo. 

Segmente seus dados

Uma das principais vantagens das campanhas de SMS é a capacidade de adaptar as suas ofertas para que seja possível entender diferentes públicos-alvo.

Muitas empresas acabam coletando uma enorme quantidade de informações de seus clientes, como nome, número de celular, e-mail e geolocalização. Tais dados podem e devem ser usados para direcionar o conteúdo e torná-lo mais relevante para os seus receptores.

Em vez de enviar a mesma mensagem para todos os assinantes, segmente-os em grupos que têm características semelhantes e envie conteúdos personalizados para cada um deles. Com isso, as ofertas tendem a ser mais compatíveis e, consequentemente, menos irresistíveis para os clientes.

Evite tentar vender a todo o custo

A estratégia de SMS Marketing é considerada uma das mais eficazes para gerar vendas, o que a faz ser uma grande aliada dos negócios que atuam nesse setor. Mas é essencial entender que o seu papel vai muito além de vender, já que também é um canal para se aproximar e criar uma relação de confiança com o público-alvo.

O envio massivo de mensagens tentando vender a todo o custo pode entediar o cliente e criar irritação, fazendo com que ele cancele a sua inscrição rapidamente para se livrar desse incômodo.

Levando isso em consideração, prefira combinar textos de vendas com outras informações que sejam úteis para o receptor. Essa postura acrescenta valor ao conteúdo, em vez de apenas ofertar algo. Mescle uma campanha de SMS de venda com uma novidade proporcionada pela empresa, por exemplo.

Saiba por que contar com uma plataforma especializada

Contratar uma plataforma de disparos de SMS traz diversos benefícios para a sua empresa, como alcançar melhores resultados nas campanhas e garantir que todas as normas da Anatel serão respeitadas.

Esteja consciente da importância da escolha da ferramenta certa. Existem muitas plataformas com diferenças pequenas ou perceptíveis. São os recursos disponibilizados que determinam a capacidade da prestadora de impactar e produzir os conteúdos certos para o seu público.

O mais apropriado é optar por uma plataforma que elabore e lhe ofereça relatórios com suas métricas estratégicas, que possibilite o envio de material multimídia e que assegure um suporte de boa qualidade. Diante dessas informações, você pode ter maior controle da eficácia das campanhas produzidas, diversificar o tipo de conteúdo enviado e ficar tranquilo, pois as normas serão cumpridas.

O recurso de SMS Marketing pode potencializar o seu negócio, uma vez que ajuda a alavancar as vendas. Contudo, para ser bem-sucedido ao enviar mensagem para celular, é crucial seguir todas as regras estabelecidas, tanto para preservar a empresa de ações jurídicas quanto para manter uma boa relação com os clientes.

Precisa de ajuda para implantar o SMS Marketing? Entre em contato com a TWW  e conheça os nossos serviços!

Escreva um comentário