Em tempos de alta competitividade, ter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para fazer a diferença frente aos concorrentes.

Uma forma de estabelecer esse contato é com a régua de relacionamento. Essa ferramenta, que está sendo utilizada por empresas dos mais variados segmentos, permite definir estratégias para uma maior aproximação, ao mesmo tempo em que melhora a experiência dos clientes com seu produto ou serviço.

Neste post, entenda melhor o que é a régua de relacionamento, como ela funciona e quais são os benefícios oferecidos. Acompanhe!

O que é a régua de relacionamento?

A régua de relacionamento nada mais é que uma ferramenta que permite a uma marca definir as fases pelas quais seu cliente passará, criando um conjunto de ações com estratégias mais pontuais e assertivas.

Ou seja, trata-se de saber exatamente como receber e cuidar do cliente nas mais diferentes etapas, tais como: o seu primeiro contato com a empresa, o interesse por algum produto ou serviço, a compra efetiva e o pós-venda.

Ao utilizar a régua de relacionamento, as empresas têm maiores chances de criar um relacionamento sólido com seus consumidores, visto que, para cada etapa em que ele se encontra, haverá uma atenção especial por parte da marca.

Além disso, o uso dessa ferramenta colabora para manter um contato mais ativo com os clientes, independentemente da fase do funil de vendas em que se encontram, bem como facilitar a retenção e fidelização desse público.

Por que você deve usá-la?

Um dos grandes objetivos da utilização da régua de relacionamento é trazer ao cliente uma experiência de compra melhor, com uma comunicação mais próxima e direta, atendendo às suas expectativas e oferecendo um diálogo correto.

Com um modo de compra e venda diferente daquele de anos atrás, utilizar estratégias de outbound e inbound é fundamental para o crescimento do negócio e aumento da lucratividade. Porém, apenas isso não basta.

O que faz realmente a diferença para uma boa apresentação da sua marca e a fidelização de clientes é a qualidade do relacionamento, somado ao que você tem a oferecer de especial a ele.

Portanto, trazer ao seu consumidor experiências que agreguem valor, mostrando que você está atento a cada fase pela qual ele está passando — além de ouvir seus feedbacks, apresentar soluções e oferecer constantemente novidades —, é um grande diferencial que contribui para o crescimento da sua empresa.

Como elaborar uma régua de relacionamento ideal para o seu negócio?

Para que essa ferramenta seja utilizada de maneira correta, trazendo os resultados esperados, é preciso seguir algumas etapas. Somente respeitando cada fase é possível estabelecer as estratégias adequadas e melhorar o relacionamento com os consumidores.

Conheça seus clientes

O ponto de partida para a elaboração da régua de relacionamento ideal para sua empresa é conhecer os seus clientes. Saber quem é a sua persona é o primeiro passo para trazer a ela as respostas e soluções que tanto busca.

Após essa definição, o próximo passo é saber qual é a sua posição na jornada de compra, e qual é o melhor canal de contato, para oferecer o necessário para que ela passe à próxima etapa ou conclua sua aquisição.

Crie estratégias de acordo com cada consumidor

Aqui, o objetivo é atrair a atenção da persona, despertando seu real interesse. Para isso, é preciso ter conhecimento da etapa do funil na qual ela se encontra. Por isso, criar peças de comunicação que a atraiam é o ponto principal dessa fase.

Também é importante definir qual é o canal de comunicação mais efetivo para enviar esta comunicação e converter o cliente.

Assim, a régua de relacionamento deve ser construída com base nas necessidades de cada cliente, observando quem eles são, quais problemas apresentam e como sua empresa pode ajudar a resolvê-los.

Não dar atenção ao momento e à característica particular de cada cliente pode comprometer toda a estratégia, fazendo com que ele não absorva adequadamente a mensagem enviada ou não dê a ela a atenção que a sua empresa espera.

Alinhe os setores da sua empresa

Para ter uma estratégia com bons resultados, é preciso que todos os setores da sua empresa estejam alinhados e falando a mesmo linguagem.

Por conta disso, comercial, marketing, relacionamento, criação e até setores de desenvolvimento de produtos precisam ter em mente qual é o principal objetivo do uso dessa ferramenta — que é a conversão de leads e a satisfação de seus clientes.

Estabeleça as ações que serão tomadas

Um dos principais instrumentos de contato com o cliente oferecido pela régua de relacionamento é o e-mail marketing. Por meio dele, sua empresa pode cumprir as diversas fases que essa estratégia contempla.

Assim, criar ações como e-mail de agradecimento, enviar conteúdos avançados e mostrar a importância de seu cliente ao lembrar a data de seu aniversário, por exemplo, é fundamental para que a ferramenta seja implantada corretamente.

Somado a isso, deve-se dar a devida atenção ao atendimento pós-venda e demais meios de marketing de relacionamento — e o SMS é muito efetivo para comunicações em tempo real que necessitem maior chance de visualização. Esse é um canal de contato rápido e fácil, que pode servir como plataforma de SAC, para a realização de pesquisas ou mensagens transacionais.

A atenção a essas formas de comunicação é fundamental. Afinal, um dos objetivos é não apenas receber o cliente bem e levá-lo à aquisição de seu produto ou serviço, mas também manter esse consumidor, transformando-o em uma importante peça de divulgação e promoção da sua marca.

Determine a ordem das ações

Saber o momento certo de estreitar o relacionamento com o cliente é tão importante quanto saber o que entregar a ele. Por esse motivo, atentar-se e respeitar cada fase de compra em que ele se encontra é o que trará sucesso para a sua estratégia.

Além disso, tendo bem mapeada e definida a jornada de seu cliente, a elaboração de conteúdos e materiais de real interesse para a persona se torna algo mais fácil, fazendo com que essa comunicação seja mais efetiva.

Quais são os benefícios do uso dessa ferramenta?

Um dos principais objetivos da utilização da régua de relacionamento é trazer ao cliente uma experiência de compra mais satisfatória, mostrando a ele o quanto a marca está atenta às suas necessidades e como trabalha de maneira personalizada para atendê-las.

Por conta disso, a satisfação de seus leads e clientes é o primeiro benefício obtido. Por outro lado, todos os setores da sua empresa envolvidos na aplicação da régua de relacionamento também se beneficiam.

Afinal, saber exatamente em qual etapa o cliente se encontra, tendo clara qual estratégia e contato deve ser aplicado a cada momento, colabora para resultados mais assertivos e sem desgastes desnecessários ou perda de tempo.

Outros benefícios que a régua de relacionamento traz para o seu negócio são:

  • melhor fixação da marca na mente dos consumidores;
  • manutenção do relacionamento entre marca e cliente, de maneira mais próxima e com mais resultados;
  • aumento no número de compras efetivadas;
  • maior fidelização e indicação da marca;
  • maior destaque perante os concorrentes;
  • melhor identificação de potenciais clientes;
  • maiores chances de fazer uma previsão do faturamento da empresa;
  • aumento da qualidade do atendimento prestado aos clientes, gerando maior índice de satisfação.

Como vimos, a régua de relacionamento é uma ferramenta essencial para o crescimento da sua empresa, uma vez que traz inúmeras vantagens para você e para os seus clientes.

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3 Comentários

  1. Pingback: 5 melhores práticas para fazer um bom lançamento de produto

    • TWW DO BRASIL S/A Responder

      Que ótimo que você gostou! Se tiver alguma dúvida, só falar 🙂

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