fbpx

Ao longo dos anos, o SMS se tornou uma estratégia eficiente para empresas se comunicarem com seus clientes. Por funcionar offline, ele tem a capacidade de chegar em qualquer um dos milhões de smartphones ativos no Brasil. Porém, para aprimorar a experiência do seu cliente ao recebê-lo, é preciso entender como as funcionalidades do SMS podem te ajudar.

Antes de iniciar uma campanha, é interessante que sua empresa avalie os recursos que irão agregar mais valor para a comunicação. Assim, seu cliente terá uma mensagem com melhor leitura, facilitando o entendimento. Algo essencial nos dias de hoje, não é mesmo?

Neste post, explicaremos um pouco sobre Short Code, Long Code, Sender ID e suas diferenças. Para que sua empresa possa identificar qual faz mais sentido para implementar em sua estratégia. 

Short Code

O short code é um número de 5 a 6 dígitos que a marca utiliza para se comunicar com seus consumidores. Também conhecido como código de acesso de SMS, é ele que aparecerá no endereço do remetente. Pode ser um número compartilhada, no qual sua empresa usará o mesmo short code para envios e esse mesmo número pode ser usado por outras empresas. Mas ele também pode ser adquirido para ser único: apenas sua empresa terá aquele short code.

As principais vantagens de adoção da funcionalidade são: contato prático, melhor custo benefício, dão a possibilidade de respostas e métricas, para acompanhar informações sobre quem recebeu a mensagem. Além disso, você oferece maior credibilidade ao cliente. Pelo número ser pequeno, fica mais simples de identificar que a mensagem é um SMS marketing. 

Com o short code, você pode enviar mensagens transacionais como alertas de voos e notificações sobre uma entrega ou avisos para para baixar um app e promoções de uma marca. Confira um exemplo: 

Long Code

Ao contrário do short, o long code é um número mais longo que a marca utiliza em sua comunicação. Ele é gerado aleatoriamente pela plataforma e é idêntico ao telefone de uma linha normal. Quando uma mensagem é enviada com o long code, o receptor irá vê-lo no remetente. Exemplo: +(55) 11 9803-5643.

Porém, muitas operadoras pararam de aceitar esse tipo de funcionalidade. A exigência da Anatel é que o envio seja feito por short code. Sendo a forma mais utilizada por bancos. Por ser um método não apoiado pelas operadoras e ter qualidade inferior, a TWW não trabalha com essa modalidade. Assim, podemos focar em garantir melhor qualidade de envio para nossos clientes com outras opções disponíveis.

Sender ID

Com o sender ID, sua empresa permite que as pessoas que receberem o SMS saibam exatamente quem enviou. Você coloca o nome da sua instituição e é ela que aparecerá no endereço de “enviado de”. Essa opção é interessante pois o usuário receberá sua comunicação personalizada sem ter salvo aquele número no celular. Ele sempre aparecerá para o usuário como se sua empresa fosse um contato que ela tem no celular. Separando sua mensagem das outras sem ter, necessariamente, o custo de aquisição de um Short code dedicado. E, além do nome da própria marca, é possível colocar o que for necessário nos 11 caracteres do sender ID.

Em suma, uma ótima forma para obter reconhecimento instantâneo dos clientes que estarão recebendo a interação da marca. Suas utilizações mais comuns são para vouchers, promoções e mensagens que não pedem por uma resposta do cliente. Confira um exemplo:

Caso não seja necessário o retorno do cliente, sua empresa acaba economizando com a inclusão do Sender ID. Já que a funcionalidade não oferece possibilidade de resposta. 

Benefícios das funcionalidades do SMS

Interessante como alguns recursos podem ajudar a valorizar sua comunicação, não é mesmo? Principalmente por enviar uma mensagem mais personalizada, um benefício tanto para sua empresa quanto para seu cliente. Porém, um dos pontos mais importantes dessas opções é que elas são adaptáveis para conversarem com seu objetivo. 

Além disso, todas são acessíveis, com envio rápido, tem maior percentual de entrega e de impressão do cliente. Aliás, essas são umas das maiores vantagens de contratar os serviços do SMS. Como ele não depende do sinal de internet, há mais chances de ser entregue ao usuário final. 

É importante ressaltar que o serviço oferece uma vantagem, com mensagens mais diretas e objetivas, com até 160 caracteres no SMS tradicional. Por isso, sua mensagem deve ter um conteúdo relevante. Com o sender ID, por exemplo, você já chama a atenção do usuário com o nome do remetente. E, para manter a experiência interessante, é preciso fornecer informação de qualidade para aquele cliente. 

Melhor que ter as ferramentas certas, é saber utilizá-las no momento correto e ao seu favor! Para obter essas e outras múltiplas funcionalidades do SMS, conte com os serviços da TWW. Queremos oferecer as melhores soluções em mensageria para você e sua empresa atingirem seus clientes da forma mais efetiva. Fale com um de nossos consultores e vamos juntos traçar uma estratégia.

Escreva um comentário