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Entre os maiores desafios dos empresários está a manutenção do fluxo de caixa e a redução da inadimplência de clientes. Afinal, o não recebimento do pagamento pode afetar negativamente a operação, reduzindo os lucros e dificultando o cumprimento das obrigações junto a fornecedores e funcionários. 

Vale destacar que a inadimplência cresceu no primeiro semestre de 2019, tornando ainda mais importante a criação de estratégias que visam alertar clientes sobre o prazo de pagamento e cobrar os devedores de forma amigável, sem ofendê-los ou afastá-los da marca. Neste conteúdo, você irá descobrir como o SMS pode ser um aliado nesse plano, reduzindo significativamente a inadimplência. 

SMS para acabar com a inadimplência

Como o SMS pode acabar com a inadimplência? Fazendo parte de uma estratégia de relacionamento, que ajude a manter o cliente informado sobre os pagamentos e sendo um canal efetivo para negociação de dívidas.

O SMS, além de ter uma entrega de 100%, ainda tem baixo investimento, permite acompanhar resultados e não necessita de internet, ou seja, seu cliente não precisará de Wi-Fi ou 3G para receber o contato. Vale destacar que a maioria das pessoas consomem informações ou confirmam o recebimento de um SMS nos primeiros 3 minutos, o que garante efetividade ao contato. 

Outro ponto importante é que o cliente tem a opção de responder da melhor forma possível e na hora que tiver disponibilidade — uma vez que não é pressionado por um atendente ao telefone — e, ainda, conta com a privacidade de não precisar falar em voz alta sobre seus dados ou a negociação. Confira abaixo como utilizar o SMS para acabar com a inadimplência de clientes. 

Relacionamento

Não é novidade que o bom relacionamento com o cliente é uma das chaves para sucesso da empresa. Então, é importante adotar ferramentas que ajudem nesse processo. Esse é o caso do SMS. 

Com o envio de mensagens SMS, é possível não só apresentar descontos e ofertas, mas também enviar lembretes amigáveis sobre a data de pagamento, informando que ela está próxima ou que já passou. Com a população cada vez mais conectada e com os celulares à mão, a leitura do conteúdo geralmente é rápida, o que garante efetividade na comunicação.

Boletos

Além de alertar sobre o vencimento de um boleto, é possível emitir faturas e linhas digitáveis por SMS. Qual a vantagem dessa estratégia? Garantir que o cliente tenha fácil acesso à conta, permitindo pagamento imediato através de aplicativos bancários. 

É importante ressaltar que vários consumidores apresentam atrasos no pagamento por esquecerem o vencimento ou terem dificuldade de encontrar a fatura. Assim, o SMS pode ajudar a reduzir esses casos.

Negociações

Segundo a pesquisa de 2019 do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc), 35,4% das pessoas utilizam o SMS para negociar dívidas. Além disso, dados de 2017 da mesma instituição mostram que o SMS garante taxa de retorno 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas. 

Mas para garantir o sucesso nessa estratégia, é fundamental o uso de uma comunicação clara, firme, amigável e empática, pois apenas desse modo é possível fazer com que o cliente compreenda os benefícios de efetuar o pagamento e aceite realizar uma negociação. 

A TWW está trabalhando com ferramentas de comunicação. Dessa forma, pode oferecer não só uma plataforma de envio de SMS, mas também uma consultoria especializada para identificar as necessidades da sua empresa e ajudar a implementar o projeto, contribuindo, inclusive, com a produção das mensagens para que sejam efetivas. Fale com nossos consultores

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