Assim como o smartphone ou celular é um aparelho indispensável para a vida das pessoas, ele também se tornou uma ferramenta aliada ao marketing, por meio do SMS corporativo. Dessa maneira, as mensagens de texto para negócios oferecem uma série de benefícios para os estabelecimentos que todos gostariam de usufruir.

Algumas características como a eficiência, entregabilidade, objetividade e engajamento, fazem com que qualquer empreendimento queira investir. Sem contar que a ferramenta é democrática e não extingue ninguém, seja por velocidade da internet ou por modelo do aparelho telefônico.

Nesse sentido, a prática de envio de SMS corporativo introduz todas essas e outras peculiaridades no dia a dia do seu âmbito empresarial, além de contribuir para melhorar a comunicação, agilizar os processos e tornar sua marca mais competitiva no mercado.

Cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, o celular é hoje o principal meio de contato para a geração e nutrição de leads. Por isso, a estratégia de SMS corporativo é uma excelente opção para os negócios interessados em apostar na comunicação mobile.

Quando comparado ao e-mail, o envio de mensagens assegura maior velocidade e taxa mais alta de abertura, para qualquer que seja a campanha de marketing da empresa. Afinal, nenhum empreendimento que queira obter resultados de sucesso deve menosprezar o fato de que o Brasil registrou pouco mais de 234 milhões de linhas móveis em operação em setembro de 2018, segundo a Anatel.

Por isso, vamos explicar tudo sobre SMS corporativo, para que serve e como utilizá-lo a favor dos seus projetos ao melhorar o atendimento e as vendas. Neste post, confira também as dicas e boas práticas para usar as soluções dessa ferramenta tão eficiente. Boa leitura!

O que é SMS corporativo?

O SMS corporativo é um recurso que possibilita às empresas de qualquer porte e segmento de mercado abrir um canal de comunicação rápido e eficaz com os mais variados públicos:

  • clientes;
  • funcionários;
  • associados;
  • parceiros;
  • fornecedores etc.

Tudo isso acontece por meio do envio de mensagens de texto de até 160 caracteres em larga escala, onde quer que as pessoas se encontrem. Assim, os SMS corporativos são utilizados para:

  • avisos e lembretes;
  • agendamentos;
  • remarcação e confirmação de horários;
  • marcação de reuniões;
  • confirmação de eventos;
  • comunicados internos;
  • campanhas de endomarketing;
  • pesquisas de satisfação, entre outros.

Para que serve esse recurso?

Como vimos, o SMS é uma solução eficiente porque atende a demanda das organizações de maneira muito rápida e precisa. Assim, facilita o contato com os consumidores e agiliza processos que favorecem os relacionamentos.

Portanto, observe abaixo algumas razões que fazem do uso do SMS corporativo um bom negócio para sua empresa.

Redução efetiva de custos

Para reduzir os custos operacionais e dispensar a necessidade de recorrer às chamadas telefônicas, conte com o envio de SMS, que é de centavos. Usar a ferramenta é simples e bastante intuitivo. Além do mais, o histórico, todos os contatos e relatórios ficam arquivados e disponíveis para consulta.

Dessa forma, o funcionário conta com a facilidade de trabalhar em um único ambiente e, assim, tem a oportunidade de voltar sua atenção para outras demandas que exigem maior concentração, esforço e tempo.

Então, mais do que reduzir custos, com o uso de uma solução de contato que custa alguns centavos, ganha-se aumento de produtividade e otimização do trabalho, ou seja, menos gastos com recurso humano.

Facilidade no atendimento

Ao utilizar o SMS, o cliente dispensa a necessidade de realizar chamadas, uma vez que ele tem a chance de tirar suas dúvidas no mesmo sistema.

Pelo lado da empresa, as mensagens podem ter integração com ferramentas de gestão e outros níveis de atendimento. Assim sendo, os usuários além de receber a informação, conseguem solucionar problemas em estágios diferentes do serviço de atendimento ao cliente (SAC).

Por fim, você tem até mesmo a possibilidade de enviar faturas, boletos, fazer negociações de dívidas e cobranças aos seus clientes.

Otimização de processos

Como o fluxo de envio de SMS é mais ágil e pode incorporar outras soluções de suporte tal qual o telefone, e-mail e correspondência, muitos contatos são substituídos ou reduzidos pelo seu emprego. Por exemplo, conforme dissemos, consultas, confirmações de horários, entre outros. Assim, a qualidade é preservada e há baixa de custo.

Captação de mais clientes

De uma forma menos agressiva, o SMS corporativo também é utilizado para campanhas de “mailing”, com números de celulares a fim de captar mais clientes potenciais. O envio de um SMS com a pergunta se o usuário tem interesse em algum serviço ou plano oferecido é uma alternativa. Caso responda “sim”, imediatamente ele recebe outra mensagem, que dará sequência a uma venda ou cadastro.

Nesse sentido, a comunicação ágil e inteligente é feita de maneira automática, de acordo com as demandas da sua empresa e em conformidade com o comportamento dos consumidores.

Em quais situações os SMS corporativos são mais utilizados?

Independentemente do setor de atividade de sua empresa, sempre haverá alguma maneira do SMS corporativo trazer benefícios para funcionários e consumidores. Vejamos, a seguir, algumas das aplicabilidades da ferramenta.

No comércio

Se você trabalha nesse setor, principalmente com e-commerce, o SMS é um excelente meio de deixar seu cliente mais seguro acerca da compra. A título de exemplo, as informações sobre o encaminhamento do produto que ele adquiriu podem ser passadas por meio de mensagens.

Na área financeira

No setor financeiro, o SMS corporativo é útil para fazer avisos de uso do cartão de crédito, lembrar os clientes sobre a data de vencimento da fatura, notificá-los a respeito dos programas de pontos e para dar informações de token.

Da mesma forma, ao mandar a linha digitável de uma fatura via SMS, você consegue reduzir o custo de emissão de inúmeros boletos.

Na área médica

A aplicabilidade do SMS corporativo na área da saúde é de grande serventia, porque ele avisa os pacientes sobre consultas marcadas ou retiradas de exames.

Podemos ainda contar com o serviço de aviso de horários agendados para clínicas estéticas e consultórios odontológicos.

Na própria empresa

No mesmo sentido, em qualquer tipo de negócio, o SMS tem utilidade com o público interno, com o objetivo de motivar a equipe; compartilhar metas e resultados; fazer pesquisas e NPS.

Assim sendo, a mensagem também deve ser direcionada àqueles funcionários que atingiram suas metas, como forma de incentivo.

Esse é um ótimo recurso para manter o colaborador engajado, o que aumenta a produtividade dentro do seu empreendimento, além de colaborar para a diminuição da rotatividade de empregados.

Como usar a ferramenta para melhorar o atendimento ao cliente?

A preocupação atual das empresas que buscam inovação e que estão altamente orientadas para os resultados é oferecer a melhor experiência ao cliente. Nesse sentido, o SMS corporativo ajuda de diversas maneiras, que você verá a seguir.

Ajuda sua empresa a ser mais pessoal

Ninguém gosta de ser tratado como mais um número. Somos seres humanos, providos de sentimentos e emoções, receios e objetivos. Por isso, necessitamos ser considerados de acordo.

Isso quer dizer que, normalmente, os clientes não agradam da ideia de fazer parte de um processo robótico ou de ser apenas mais um ponto de apoio para uma marca atingir sua meta. Todos nós queremos um toque de pessoalidade!

Então, questione a si mesmo: quantos e-mails você recebe por dia? Desses e-mails, quais deles fazem uma abordagem pessoal e quais são simplesmente textos sem alma de campanhas de marketing e vendas?

Vamos além: quantas chamadas você recebe em seu número e de onde elas vêm? Imaginamos que sejam oriundas principalmente de vendedores.

Agora, sugerimos que faça o exercício de pensar em quantos SMS você recebe todos os dias e quem são as pessoas que mandam essas mensagens. Somos capazes de apostar que a maioria delas (tanto as que você envia quanto as que recebe) é de e para contatos com quem você nutre um relacionamento mais próximo.

Dessa forma, para indivíduos comuns, o envio de mensagem de texto é uma das atividades mais pessoais que exercemos todos os dias. Assim, um dos grandes benefícios do SMS corporativo é que ele posiciona sua marca no mesmo patamar da família e dos amigos mais próximos de seus consumidores. Isso tem um poder enorme!

Pelo simples motivo de que nós, seres humanos, temos a tendência de trabalhar e pensar melhor cercados por aqueles com quem nos relacionamos com frequência.

Torna sua marca mais conveniente

É seguro afirmar que, nas últimas décadas (pelo menos), o mundo teve uma obsessão por conveniência. Todos estamos sempre em busca de uma maneira mais fácil de fazer o que tem que ser feito.

Isso explica o motivo da indústria de fast food ter explodido, não apenas porque seus produtos são saborosos. Portanto, hoje praticamente existe uma loja de conveniência a cada metro quadrado.

Dessa forma, adquirimos o que precisamos com base em quão próximo é o estabelecimento para nós ou na facilidade que é navegar em seu site. Assim, optamos por escolas, empregos e casas de acordo com a distância entre esses lugares.

Em se tratando de comunicação, a verdade é que os SMS corporativos são mais convenientes para um número maior de pessoas. Isso porque as estatísticas demonstram que a maioria delas prefere o recurso das mensagens de texto do que ligar.

Mas por que? São várias as razões que justificam a preferência por escrever como não querer falar com ninguém, receio de colocarem a ligação em espera, entre outras. Porém, o principal motivo é que as mensagens de texto são realmente mais convenientes.

Assim sendo, uma das principais justificativa de utilizar os SMS corporativo para melhorar o atendimento é que isso torna o trabalho da sua empresa muito mais cômodo para seus clientes.

Torna o seu negócio totalmente móvel

A regra dos dias de hoje é a mobilidade. Todos estão sempre em movimento, constantemente com algo a se fazer. Dispensamos horas e horas dos nossos dias em mídias sociais, e-mails e outros aplicativos. Também temos a chance de exercer nossas atividades e de monitorarmos o trabalho por meio de nossos smartphones.

Em vista disso, atualmente, somente ter um site responsivo para dispositivos móveis já não é mais o suficiente. É uma premissa que toda empresa tenha essa ferramenta. Vamos além e afirmamos que, com tanta mobilidade, as pessoas buscam por organizações tão móveis quanto elas.

Com o envio de SMS corporativo, por todos os motivos já citados, os negócios têm a oportunidade de se tornarem totalmente móveis.

Como usar o SMS corporativo para melhorar as vendas?

Seja o mais rápido do mercado

Qual empresa não tem interesse de ser mais rápida do que sua concorrência? Entre um terço e metade de todos os negócios fechados vão para o fornecedor que responde primeiro. Isso é uma fatia considerável das vendas!

Dessa forma, as pessoas têm o costume de comprar quando procuram por um novo item ou serviço. Entretanto, quase 50% fecha com quem começou a negociar primeiro com elas. Isso significa que a sua marca pode até ter o melhor preço e os melhores produtos, porém, perde quase a metade das chances de vendas para o estabelecimento que for mais rápido.

Assim sendo, como vimos que as mensagens de texto geralmente são a maneira mais rápida de se comunicar, o envio de SMS corporativo contribui para que sua empresa seja mais rápida do que a concorrência.

Dito isso, os números demonstram também que 98% dos SMS são lidos em um prazo máximo de 3 minutos depois do usuário ter recebido, com tempo médio de resposta de 90 segundos. São estatísticas impressionantes!

Enquanto isso, outras empresas precisam contar com a sorte de alguém atender a chamada telefônica e de que algum cliente abra seus e-mails, se é que ele lê algum!

Contudo, vale salientar que o envio de SMS corporativo deve ocupar totalmente o lugar de telefonemas e e-mails na sua estratégia de marketing para vender mais.

Por fim, ele é simplesmente uma ferramenta que seu negócio precisa para ser mais ágil do que seus concorrentes e, dessa maneira, conquistar novos clientes ou fornecer qualquer outra informação relevante.

Torne sua empresa mais atraente

Em seu empreendimento, você atua em determinado nicho que, certamente é segmentado. Entretanto, os produtos ou serviços que sua marca oferece atraem apenas uma parte específica desse público.

De fato, você como gestor, quer ter mais prospectos interessados naquilo que a sua empresa oferece. Assim, você tem a chance de atrair um número maior de pessoas ao apelar para o envio do SMS corporativo para mais gente. Isso ajuda em sua estratégia de atrair um número maior de clientes que faz parte do seu público-alvo.

Quais são as dicas e boas práticas para usar o SMS corporativo?

Segundo um levantamento feito pelo Visual Network Index (VNI) Mobile, estudo global que apresenta as projeções de crescimento mundial do tráfego móvel, até 2021, o Brasil expandirá em sete vezes o seu tráfego, o que representa uma taxa de aumento anual de 45%. Isso vai significar um índice anual de 8,8 exabytes contra 1,3 exabyte de 2015.

Assim, dentro de pouco tempo, com 182,1 milhões de clientes móveis, praticamente 100% do tráfego será “inteligente” no nosso país.

Tendo em vista números tão expressivos, sua empresa não pode deixar de contar com o uso de SMS corporativo para alavancar os resultados de uma maneira geral. Para tanto, daremos algumas dicas e boas práticas. Confira!

Defina o objetivo da sua estratégia de SMS corporativo

Geralmente, as soluções servem para dois tipos de uso: SMS marketing e SMS corporativo. No segundo caso, as mensagens têm a finalidade de agilizar um processo entre o negócio e seu cliente.

Como dissemos, é o caso dos consultórios da área de saúde, que utilizam a mensagem para substituir a ligação para, por exemplo, confirmar uma consulta.

Na situação das recuperadoras de crédito, que também enviam mensagens para facilitar a negociação de dívidas, o disparo de SMS é integrado a um fluxo de automação cuja gestão é feita pela empresa.

Assim, essa utilidade concebe uma linha de pensamento e de ações apropriadas aos comandos enviados via smartphone, como a atualização de cadastro de clientes e base de contatos.

Por outro lado, o SMS marketing também tem a funcionalidade de um fluxo de automação, embora seu objetivo seja diferente do SMS corporativo.

Além de tudo isso, as mensagens são capazes de estabelecer um relacionamento com os clientes, o que colabora para a fidelização. Com o intuito de aproximar as pessoas da marca, você deve utilizar o SMS marketing para cumprimentos e desejo de felicitações, por exemplo.

No mesmo sentido, promoções, ofertas, lançamentos, aviso de liquidações e cupons de descontos também podem ser destinadas por meio de SMS.

Visto as duas opções, defina seu objetivo antes de fazer uso das estratégias de comunicação mais ágeis e menos dispendiosas para o seu empreendimento.

Conheça seu público e segmente-o de acordo com a sua preferência

Entender e mapear o comportamento do cliente é a chave para o sucesso da taxa de conversão do SMS. Se você quiser que seu público execute alguma ação específica, entenda-o primeiro.

Para tanto, não abra mão de fazer alguns testes com a sua base até distinguir o melhor horário para envio, qual tipo de mensagem que mais desperta o interesse e o tipo de linguagem que será mais agradável.

Assim, o propósito deste estudo é agrupar os usuários com interesses em comum e enviar para todos eles a mesma mensagem. Se você fizer isso com cada divisão de sua base, as taxas de engajamento e de abertura seguramente serão maiores.

Dispense atenção também aos relatórios que você consultará para definir suas divisões e as métricas de campanha. Afinal, esses documentos são úteis para identificar os acertos e os pontos de melhoria do plano de envio. Por tudo isso, é fundamental ter conhecimento acerca de:

  • status de entrega da mensagem no celular,
  • quantos leads se interagiram com sua empresa e se converteram;
  • quantos usuários manifestaram o desejo de sair da sua base (opt-out);
  • qual é o retorno da campanha.

Dessa forma, quanto mais detalhes você analisar, melhor será a performance e mais satisfatório o retorno sobre o seu investimento.

Preste atenção ao tamanho e no conteúdo da mensagem

Antes de clicar no botão “enviar”, alguns dos principais aspectos devem ser cuidadosamente revisados, quais sejam:

  • identificação da marca;
  • gramática;
  • conteúdo;
  • tamanho da mensagem.

Contudo, dominar a língua portuguesa é tarefa árdua para quem precisa escrever em um espaço de até 160 caracteres! Devemos ter um cuidado especial com a informalidade, termos regionais e gírias, que devem ser usados de maneira bem segmentada.

Especialmente, porque muitos aparelhos não reconhecem caracteres especiais, cedilhas e acentos. Dessa forma, a empresa tem que evitar termos com essas características a fim de eliminar ruídos na comunicação. Caso não seja possível, vale a pena apostar nos elementos sem acentuação e em abreviações já conhecidas.

Certifique-se de que o público entenderá a sua mensagem e que conseguirá abrir os links enviados. Ter zelo com a mensagem é crucial para gerar credibilidade.

No mesmo sentido, também é relevante identificar a mensagem e inserir o nome do remetente antes ou depois do conteúdo. Esse tipo de cuidado previne o bloqueio de mensagens consideradas como spam.

Portanto, sentindo-se mais seguras, as pessoas se mostram mais abertas para absorver o recado do SMS corporativo.

Contrate uma integradora responsável pelo envio das mensagens

Inúmeras são as empresas de mensageria que ofertam a solução de SMS corporativo no Brasil. Porém, poucas delas preocupam-se, efetivamente, com as boas práticas no envio das mensagens para dispositivos móveis.

Ciente dessa informação, vale a pena pesquisar os recursos oferecidos, bem como os critérios que a organização usa para gestão da base de contatos, que deve incluir o serviço de descadastramento automático.

Todos esses aspectos corroboram o fato de que existem saídas alternativas para manter a proximidade de seu público, sem a necessidade de investir valores vultosos em campanhas de comunicação e marketing.

Vale lembrar que a TWW do Brasil oferece tradição e segurança — só oferecemos produtos já consolidados no mercado e somos homologados pelas operadoras do país.

Dessa forma, quem estiver em busca de conciliar aumento das vendas com redução de custos não pode deixar de lado essa interessante solução do mercado mobile.

Concluindo, amarre sua estratégia e aproveite os inúmeros benefícios de enviar SMS corporativo, que é algo fácil de aproveitar, já muito comum e cuja simplicidade tem impacto surpreendentemente forte em seus resultados. Essa ferramenta faz você se destacar de seus concorrentes, aprimora a sua comunicação e colabora para a conquista de mais clientes. Afinal de contas, quem não gostaria de usufruir de tudo isso?

Se você gostou das nossas dicas e tomou a decisão de conquistar excelentes resultados na comunicação com seus clientes a um baixo custo, entre em contato conosco agora mesmo!

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