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Estamos passando por um período conturbado tanto no Brasil quanto no mundo. As constantes mudanças que têm gerado grande impacto na saúde, economia e outras áreas, têm exigido mais agilidade e precisão na comunicação.

Noticiar grandes fatos a exemplo do avanço do contágio pela COVID-19 ou as flutuações na Bolsa de Valores, como mais um Circuit Braker, demonstra a necessidade de se comunicar por canais oficiais – evitando assim as chamadas Fake News – e, entregar todas as informações necessárias para o público, destacando também o que determinadas medidas geram de impacto em suas vidas, de forma transparente e segura.

Empresas públicas e privadas, além de diversos segmentos como bancos, escolas, hospitais, supermercados, farmácia e outros, podem utilizar dos canais digitais como uma alternativa para notificar seus parceiros, equipes e clientes referente às medidas adotadas para conter a crise – seja ela qual for.

TIPOS DE COMUNICAÇÃO

Digamos que sua equipe tenha adotado o modelo de trabalho home-office. Toda a equipe pode, por exemplo, a partir de um token por SMS, receber seus códigos de validação de segurança pelo celular. Ou, você informa os status das entregas dos pedidos online, que cresceram 65% por conta da alta demanda.

Sejam os motivos que forem, o SMS, Whatsapp e até mesmo as redes sociais podem ser ferramentas muito úteis e essenciais se aliadas aos seus propósitos, na hora de se comunicar com seu cliente.

O USO DO SMS EM TEMPOS DE CRISE


Com o aumento da demanda de diferentes serviços que são essenciais em momentos de crise, o SMS demonstra maior sinergia para que, empresas de diferentes segmentos, adotem o canal como meio de comunicação para notificar, informar e educar seus clientes. Segundo o último censo realizado pelo IBGE, 30% dos brasileiros não utilizam a internet diariamente.

Isso indica ainda mais o percentual de penetração do SMS como meio de comunicação, muito porque ele independe de internet, modelo de celular ou até mesmo de operadora. Desde que o aparelho tenha sinal, a mensagem enviada será entregue.

Como canal de sua marca, há a possibilidade de uso em diferentes frentes, como relacionamento com o cliente até cobranças. Alguns exemplos nós incluímos no infográfico, ilustrando assim que tipo de mensagem poderá ser entregue para seu cliente.

ENTENDA MELHOR SEU CLIENTE

Sempre que você quiser se comunicar com seu cliente, tenha em mente que tipo de abordagem você adotará na mensagem. sso é importante, pois com o tom de voz ideal, você transmite calma, paciência e – o principal – apoio.

Entender o momento que seu cliente está vivendo e, principalmente, compreender como sua empresa poderá ajudá-lo, demonstrando cuidado num período conturbado, potencializará a sua relação com ele. Vale destacar, ainda, que toda estratégia de marketing deve ter definida a ideia de que em alguns momentos há a necessidade de incentivar vendas, enquanto em outros é preciso se posicionar como um parceiro, alguém que se pode contar.

EM TEMPOS DE CRISE, O QUE FAZER?

  • Mantenha seu site e seus canais atualizados, caso ocorra alguma mudança em períodos de atendimento, informe com clareza para seus clientes, utilizando os seus principais meios de comunicação;
  • Indique sempre os melhores canais de relacionamento para seu cliente, principalmente para aqueles que estão aguardando algum posicionamento quanto a cancelamentos e/ou alterações;
  • Mantenha uma régua de comunicação multicanal, envie mensagens para seus clientes e entenda por qual canal ele quer ser impactado: SMS, e-mail, telefone, whatsapp e outros;
  • Respeite os horários comerciais para envios de mensagens e lembretes, enquanto para alertas e mensagens transacionais, adote uma régua que seja 24/7;
  •  Não esqueça de oferecer opt-in e opt-out nas suas mensagens, assim o cliente poderá escolher se quer se manter em sua base ou não.

Para adotar uma estratégia efetiva de SMS, é importante contar com uma plataforma completa e a consultoria gratuita que oferecemos a todos os nossos clientes. Fale com nossa equipe e adote uma ferramenta completa como meio de comunicação.

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