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A qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes realmente deve ser priorizada em suas estratégias. Afinal, é esse diferencial que vai fazer com que o público opte pelo seu negócio e reforce a divulgação espontânea. No entanto, não é apenas isso que vai contribuir para bons resultados.

O relacionamento próximo com o cliente permite que a organização identifique os problemas e possa resolvê-los a tempo, colabora para a boa reputação da marca, assim como mantém o contato de maneira atenciosa — além de ser uma excelente maneira de aprimorar o atendimento da empresa.

Neste contexto, o SMS interativo é uma ferramenta que contribui para todos esses benefícios. Pensando nisso, elaboramos este post para que você conheça excelentes maneiras de utilizá-lo de forma eficiente. Boa leitura!

1. Pesquisas de satisfação

Melhorar a experiência do consumidor em sua empresa é o primeiro passo para esse bom relacionamento. Para isso, as pesquisas de satisfação funcionam como uma alternativa que vai priorizar o feedback do cliente em relação ao seu atendimento e aos seus serviços. A partir delas, é possível estabelecer ações de melhorias naqueles pontos que receberam um retorno negativo, assim como trabalhar na divulgação das questões positivas de seu negócio.

A dúvida que acomete a muitos gestores está relacionada ao período mais apropriado para que essas pesquisas sejam feitas. Normalmente, ao fim de cada negociação seria o ideal, uma vez que o público estará ciente de tudo aquilo que lhe encantou, da mesma forma que estará fresco em sua memória os pontos que geraram insatisfação.

Elas devem ser sucintas, objetivas e, visando ter um retorno mais significativo, é preciso elaborar questões de múltipla escolha. É aí que entra o SMS interativo, que pode ser utilizado para que os clientes respondam aos questionamentos e, também, deixem comentários sobre os assuntos não abordados na pesquisa.

2. NPS

O Net Promoter Score, também conhecido como NPS, é uma outra ferramenta que garante a fidelização de clientes em sua empresa. A partir dele, sua equipe entenderá qual é o coeficiente de satisfação daqueles que já adquiriram seus produtos e serviços, sem a necessidade de extensos formulários e muitas perguntas — assim, o time terá os dados necessários com o objetivo de estabelecer melhorias na gestão.

Entenda como funciona essa ferramenta: o seu time identificou que é preciso aprimorar o setor de atendimento. Dessa forma, envie por meio do SMS interativo a seguinte questão (exemplo prático): “Qual é o seu nível de satisfação com o vendedor de nossa equipe?”. A partir disso, o cliente dará uma nota entre 0 e 10. O que fazer com essas informações?

Caso a nota tenha sido entre 0 e 6, é possível identificar que houve algum contratempo durante o atendimento. Seja pelo grau de satisfação com o vendedor em específico ou pelo produto ou serviço que não atendeu às expectativas. Notas entre 7 e 8 correspondem aos clientes neutros, que não se sentiram prejudicados, mas, ao mesmo tempo, não houve o “encantamento”.

Do contrário, aqueles que proporcionaram notas 9 e 10 podem ser considerados os propagadores — gostaram da maneira como foram tratados e voltariam a fechar negócio. Percebeu como esses dados são extremamente valiosos para a sua estratégia?

3. Enquetes

A sua organização está prestes a lançar um produto que vai revolucionar o mercado. No entanto, ainda existem alguns aspectos que precisam ser trabalhados nessa divulgação, como os principais canais que seu público tem acesso, quais os horários em que eles estão mais disponíveis — para a produção de um evento, por exemplo — ou, até mesmo, caso a equipe ainda esteja em fase de aprimoramento do projeto a ser lançado.

A melhor maneira de conquistar essas informações que sejam de fato eficientes para a sua estratégia é buscando por meio da principal fonte, concorda? Por essa razão, utilizar o SMS interativo para formular enquetes pode fazer com que seu time faça um planejamento de marketing certeiro e, caso necessário, realize modificações no produto e/ou serviço de acordo com os resultados obtidos.

Engana-se quem pensa que é preciso dar voz apenas ao público externo. Pesquisas de satisfação com colaboradores também são alternativas para que haja o aumento da produtividade, a redução da rotatividade e permita a retenção de talentos. Sendo assim, utilize as enquetes para que os funcionários também possam abordar opiniões sobre questões estratégicas, cultura do negócio, entre outras questões.

4. Solicitação e confirmação de serviços

Há várias maneiras para que seus clientes façam solicitação de serviços por meio do SMS interativo, independentemente do seu nicho de atuação. Uma instituição financeira, por exemplo, pode enviar o valor da fatura devida pelo cliente. Nessa mesma mensagem, é possível perguntar em quantas vezes ele deseja parcelar aquela quantia, oferecendo um número que compreende entre 1 e 3.

Por meio dessa ferramenta, é possível fazer a resolução desse serviço, de maneira prática, eficiente e que não traga constrangimentos para o seu público.

Uma instituição de ensino também pode aproveitar dessa estratégia para desenvolver um relacionamento mais próximo com alunos e responsáveis. A partir do SMS, é possível enviar um comunicado para confirmar a presença em reuniões, para enviar boletos de pagamentos, assim como para auxiliar sobre a renovação de matrículas e disponibilidade de notas no sistema, se esse for o caso.

Em provas de vestibulares em uma universidade, a instituição pode confirmar a sala e pedir confirmação de recebimento para garantir que o aluno esteja ciente do local onde será realizado o exame. Ou seja, a solicitação e confirmação de serviços pode ser utilizada nas mais diferentes formas, sendo  facilitada caso a equipe de atendimento tenha uma plataforma que consiga automatizar esses processos.

Conforme percebido, o uso do SMS interativo traz muitos benefícios para o negócio. Além de permitir melhorias nos produtos e serviços, contribui para uma maior satisfação e fidelização de seus clientes. Hoje, é mais vantajoso reter o seu público do que apostar em ações para atraí-lo, uma vez que aquele já conhece a sua cultura também será um propagador da marca, divulgando sempre que possível as qualidades da sua empresa.

Ficou interessado em como uma plataforma pode contribuir para que essa ação em sua equipe seja feita de maneira mais otimizada e eficaz? Entre em contato com a gente, conheça as soluções da TWW e tire suas dúvidas!

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