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As novas tecnologias trouxeram inúmeras possibilidades para as empresas entrarem em contato com os clientes. Práticas de enviar comunicados impressos via correio, por exemplo, estão aos poucos sendo substituídas por comunicações feitas digitalmente (e-mail, mídias sociais etc.) e de maneira integrada. Com relação à inadimplência, o SMS para cobrança tem sido um dos meios mais utilizados e eficazes para obter resultados positivos.

Essa alternativa tem um menor custo em comparação a outras formas de comunicação com o consumidor, apresentando alto índice de abertura das mensagens de texto — visto que o aparelho celular está sempre junto às pessoas — e proporcionando praticidade e eficiência no relacionamento (lembretes, opções de negociação, links para obter a segunda via de boleto, código de barras etc.).

Se você tem interesse em aprender a usar essa ferramenta do modo correto para cobrar clientes inadimplentes, está no lugar certo! Neste post, apresentaremos informações e práticas de como utilizar o SMS para fazer cobranças sem causar constrangimentos e reduzir de vez as taxas de não pagamento no seu negócio. Confira!

A complexidade da cobrança corporativa

O ato de realizar cobrança está longe de ser fácil, por se tratar de um assunto delicado que atinge a vida pessoal dos consumidores. Em momentos de crise como o que vivemos atualmente, por exemplo, o alto número de desemprego é um dos maiores responsáveis pela inadimplência.

Dados

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de desocupação no Brasil até outubro de 2018 foi de 12,4%. Ou seja, são mais de 12 milhões de desempregados no país.

Apesar desse dado apontar para uma pequena queda — a sétima consecutiva nos últimos meses de 2018 —, o Brasil fecha o terceiro ano seguido com o desemprego acima de 10%. Entre 2012 e 2015, o número variou entre 6,8% e 8,5%.

Inadimplência

A inadimplência no Brasil, por sua vez, atinge 62 milhões de brasileiros e afeta 3% do crédito, de acordo com o Banco Central. Na prática, esse montante representa ao sistema financeiro R$ 96 bilhões de um total de R$ 3,168 trilhões. É considerado inadimplente o consumidor que tem dívidas atrasadas há mais de 90 dias.

O SMS para cobrança pode ser a solução ideal

O não pagamento de dívidas prejudica tanto o cliente, que fica com o nome restrito ao crédito, quanto o negócio, cujo caixa é prejudicado, bem como os processos financeiros e o crescimento de um modo geral.

Para superar esses problemas, o SMS para cobrança é um dos canais ideais se utilizado estrategicamente e de modo correto.

Como funciona

Trata-se de envio de mensagens de texto que tratam a respeito das dívidas com os clientes. É uma prática delicada e eficaz de estabelecer proximidade e um relacionamento saudável.

As mensagens devem ser redigidas formalmente, mas com criatividade. Além disso, podem ser enviadas para lembretes de prazos, informações, opções de negociações, códigos de barras e apresentarem links para o cliente obter segunda via de boleto, entre outras possibilidades.

Quais as vantagens?

Há algumas vantagens no uso do SMS para realizar cobrança. Abaixo, apresentamos as principais.

Agilidade

O envio de mensagens de texto é rápido, automatizado e, além de tudo, personalizado. Uma mesma mensagem pode ser enviada a centenas de clientes, de maneira automática e customizada, como é possível verificar no exemplo a seguir:

“Israel, seu boleto já está disponível para pagamento. Você pode acertar o valor pela internet mesmo com o código: 10111213141516171819.”

Menor custo

A automatização e customização conferem ao SMS o status de canal de comunicação econômico para cobrança, principalmente quando é comparado ao envio de correspondências impressas e ligações telefônicas. Requer menos recursos humanos e estrutura, além da contratação de uma empresa especializada no segmento ser bastante viável e vantajosa.

Forma amigável de contato

O SMS é muito mais visto como lembrete do que propriamente como cobrança pelo cliente. Na verdade, é uma prestação de serviços e uma forma de a empresa ajudar o consumidor a estar atento quanto às suas dívidas.

Tal interpretação faz com que esse canal seja muito bem recebido, diferente de quando a cobrança é feita via ligação telefônica, por exemplo.

Dicas para usar o SMS de maneira eficaz

Para que as cobranças realizadas por SMS sejam realmente eficazes, é necessário prestar atenção em alguns detalhes importantes.

Respeite o consumidor

É preciso ter empatia e respeito pelo cliente. A maioria das pessoas deseja pagar suas contas em dia e não quer ter seu nome restrito ao crédito. Ocorre, porém, que imprevistos existem e a crise financeira potencializa o número de inadimplentes.

Logo, esse consumidor deve ser tratado com carinho, educação e respeito, por mais que esteja devendo para o seu negócio. Isso implica enviar as mensagens de texto no horário comercial e em dias úteis apenas. Nada de provocar incômodos e inconveniências.

Prepare a sua equipe

Para isso, é importante que sua equipe seja constantemente treinada para se comunicar de modo correto e estratégico com os clientes. Além do mais, para que respeitem a legislação preconizada pelo Código de Defesa do Consumidor e fortaleçam a proximidade e relacionamento.

Seja assertivo

Ser assertivo significa fazer a cobrança no momento certo, com a abordagem correta e positiva. Um bom exemplo é o envio de SMS sobre um prazo de vencimento com antecedência.

Capriche no texto

O texto escrito é a forma com a qual a empresa se comunica com o cliente por meio de SMS. Cada empresa adota um padrão específico. No geral, contudo, o conteúdo deve ser curto, objetivo, claro e informativo. Nada de enviar mensagens complexas, ambíguas e longas demais.

Uso do SMS para a prevenção da inadimplência

Pelo que vimos até aqui, parece claro que o SMS é um importante canal para fazer cobrança e prevenir a inadimplência. É um recurso que permite o uso de lembretes acerca dos prazos, valores e o envio de informações sobre negociações em caso de atraso. É um canal que oferece comodidade e praticidade ao cliente ao permitir o envio de código de barras e links.

Todas essas práticas no envio de SMS para cobrança trabalham com o objetivo de reduzir a inadimplência e melhorar a saúde do fluxo de caixa do negócio. Apresenta, portanto, benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Ficou interessado em adotar essa estratégia de SMS para cobrança em sua empresa? Entre em contato conosco por meio do telefone (11) 3444-5010 ou pelo site e fale com um de nossos especialistas!

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