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Hoje, o constante uso da tecnologia faz com que diversas atividades do dia a dia sejam facilitadas pelos smartphones. Por meio de aplicativos e serviços, como o SMS, é possível pagar boletos, ficar por dentro de conteúdos sobre o assunto de seu interesse, além de automatizar alguns processos pessoais e profissionais.

A partir disso, as instituições de ensino perceberam que poderiam utilizar dessas facilidades para se aproximar mais de seus alunos e otimizar algumas de suas áreas.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba como utilizar o SMS para instituições de ensino de maneira eficiente, e conhecer as suas principais vantagens. Boa leitura!

Quais os principais usos do SMS para instituições de ensino?

A seguir, elencamos quais são os principais usos do SMS para instituições de ensino. Entenda como pode ser um facilitador para o seu negócio!

Cobrança de inadimplentes

A inadimplência é uma característica que prejudica qualquer negócio, inclusive as instituições de ensino. Para contorná-la, é preciso estabelecer estratégias eficientes que possam auxiliar o gestor a planejar os gastos, analisar cada caso, avisar e, por fim, negociar. Um método que pode facilitar — e muito! — essa questão é o envio do SMS para os alunos ou responsáveis.

Engana-se quem pensa que essa ferramenta deve ser utilizada apenas na fase de “alerta” ou “negociação”. É possível enviar também lembretes sobre a data de vencimento, por exemplo. Com a rotina cada vez mais agitada, muitos deixam de realizar o pagamento no dia correto simplesmente por ter esquecido. Além disso, o número do boleto também pode ser enviado, caso seja solicitado.

Assim, ao adotar esse tipo postura em sua instituição você verá uma melhora significativa no fluxo de caixa, permitindo também que outras ações sejam implementadas.

Ações de marketing promocional

Apostar em vendas sazonais para promover a sua instituição de ensino é uma estratégia que traz muitos resultados. Períodos especiais, como o início do ano letivo, datas comemorativas, datas promocionais mundiais — como a Black Friday —  podem ser utilizadas para estabelecer ações para oferecer descontos aos seus alunos.

Para que seja realmente eficiente, é preciso que tenha uma boa divulgação. Nesse contexto, o uso do SMS pode ser um fator diferencial em suas campanhas de marketing.

Lembre-se que nem todo contato com o cliente a partir desse canal precisa ser destinado a essa questão. No entanto, o envio de algumas mensagens ressaltando as facilidades proporcionadas pelo seu negócio nesses períodos é um chamariz para atrair e captar novos alunos — ou fidelizar os já presentes.

Ações de vestibulares

O período de vestibular é sempre um ótimo momento para que sua instituição de ensino consiga atrair novos alunos. Para isso, é preciso pensar em estratégias eficientes que consigam despertar o interesse daqueles que estão iniciando sua jornada acadêmica.

Entre elas, é possível oferecer cupons de descontos, estabelecer campanhas, como a de “Indique um amigo e ganhe uma porcentagem em sua mensalidade”, além de conquistar parcerias com escolas e empresas, com o objetivo de divulgar os vestibulares.

Como dito, para que as ações sejam efetivas, é preciso divulgá-las. Por meio do SMS, a instituição pode entrar em contato com os alunos, estabelecer uma relação mais próxima e difundir todas as campanhas que estão em andamento.

Utilizar essa ferramenta como aliada nas ações promocionais é essencial para o negócio, uma vez que a taxa de abertura das mensagens chega a 98% — muito superior da faixa de 20% dos e-mails marketing, por exemplo.

Interação otimizada com o aluno

A relação entre professor e aluno pode ser muito mais otimizada e próxima com o uso do SMS. Com a ferramenta, é possível enviar lembretes informando sobre as datas das provas, apresentações de trabalhos e, até mesmo, avisar sobre o envio de notas no sistema.

Hoje, há plataformas que fazem esse envio em massa, facilitando o trabalho do professor. Como o smartphone é um aparelho presente na realidade do aluno, o aviso facilmente chegará até ele, uma vez que a taxa de interação é nos primeiros 90 segundos. Sendo assim, a comunicação será rápida, direta e praticamente instantânea.

Pesquisa de satisfação

Mais do que atrair novos alunos, é preciso entender em quais aspectos sua instituição de ensino precisa melhorar com o objetivo de estabelecer estratégias que possam aprimorar a experiência do cliente. Sendo assim, enviar questionários por meio de SMS é uma eficiente alternativa, já que eles poderão fornecer dados para que sua gestão seja analisada estatisticamente, possibilitando a mensuração de pontos importantes a serem modificados, entre outras questões.

Ou seja, a partir de uma ferramenta simples, os resultados da sua instituição terão um impacto significativo. Isso porque, no dia a dia da administração, nem sempre os coordenadores, gestores e a diretoria conseguem entender quais são os pontos mais problemáticos.

Com o feedback de seus próprios alunos ou responsáveis, as ações poderão ser desenvolvidas, visando sempre melhorar as questões realmente importantes.

Quais as vantagens do SMS para instituições de ensino?

Mencionamos brevemente sobre algumas das vantagens que sua instituição de ensino pode usufruir ao adotar a estratégia de SMS. No entanto, o seu uso é considerado eficiente por diversos outros fatores. Entre eles, a possibilidade de a pessoa optar por receber ou não essas mensagens — conhecido como opt-in e opt-out —, reduzindo as possibilidades de seu número ser bloqueado ou considerado spam.

Além disso, a excelente taxa de conversão, a confiabilidade das mensagens e o fato de estar mais próximo dos alunos, contribui para a fidelização dos seus clientes.

As instituições de ensino têm certa dificuldade de enxergar responsáveis e estudantes como clientes. Dessa forma, é essencial apostar em ações que possam contribuir para que eles se sintam próximos de sua marca, mantenham a confiança no negócio e propaguem a instituição de maneira positiva para outras pessoas.

Por essas e outras razões é que o SMS para instituições de ensino são tão eficientes. Com eles, é possível construir um bom relacionamento com seus clientes, enviar mensagens em massa de avisos para os alunos (otimizando o trabalho de sua equipe), além de ter a chance de enviar boletos, lembretes de pagamentos e informações sobre reuniões escolares.

Gostou deste assunto e deseja aprofundar seus conhecimentos? Continue no blog e entenda as soluções de SMS corporativo e como utilizá-lo a favor de sua empresa. Boa leitura!

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