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Você certamente já percebeu que o mundo tem se tornado cada vez mais mobile, não é verdade? De acordo com dados divulgados pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil registrou em 2018 mais de 233 milhões de linhas móveis em operação. E é por isso que utilizar o SMS para instituições de ensino é uma tendência que não pode ser desconsiderada, pois é uma mídia objetiva, de alto impacto e que é utilizada por empresas de diversos segmentos. 

A partir do envio de mensagens de texto, é possível atrair, captar e reter alunos, além de manter as pessoas informadas sobre os assuntos práticos referentes à instituição, como procedimentos internos e retornos sobre as solicitações de alunos. 

Foi pensando nisso que elaboramos este post, para que você fique por dentro de como utilizar o SMS para instituições de ensino. Boa leitura!

Por que adotar o SMS para instituições de ensino?

As duas últimas gerações já estão bastante adaptadas ao uso do celular. Hoje, dificilmente as pessoas conseguem se imaginar sem a existência desse aparelho. Dessa forma, ele passa a ser uma alternativa de contato com os estudantes, principalmente em função da eficiência que pode ser alcançada com os comunicados — uma vez que a taxa de abertura atinge índices de até 98%. 

Além disso, o uso dessa estratégia tende a gerar uma economia considerável. No caso dos alunos, por exemplo, a mensagem é visualizada instantaneamente — 90% das mensagens são lidas em um prazo máximo de 3 minutos — e dispensa o envio de cartas, recados em murais, anotações nas cadernetas e envio de e-mails, além de outros recursos que são menos eficientes e mais trabalhosos. 

Como usar adequadamente esse recurso?

Relacionamos agora algumas dicas de aplicabilidades do SMS para instituições de ensino. Confira!

Melhore a comunicação entre estudantes e professores

A partir desse recurso, os professores podem enviar mensagens didáticas para seus alunos, como forma de oferecer um apoio constante ao aprendizado. Além disso, podem apresentar cronogramas de atividades e ações de estímulo para que as lições de casa sejam feitas e os livros sejam lidos por exemplo. Ou seja, é uma excelente ferramenta de apoio pedagógico. 

O uso do SMS para instituições de ensino pode ser aproveitado ainda na comunicação da diretoria ou coordenação com os professores. De maneira bastante prática, é possível enviar mensagens e alertar sobre reuniões e informar sobre decisões administrativas, por exemplo. 

Entre as principais vantagens desse tipo de comunicação é o uso do SMS automatizado. A partir dele, é possível o envio de mensagens em massa para os alunos, com o objetivo de avisar sobre o lançamento de notas no sistema, lembrete de entregas de atividades, datas de provas, eventos específicos para os alunos em períodos esporádicos, entre outras situações. 

Otimize o envio de boletos para pagamentos

Na correria do dia a dia, pode se tornar comum os pais ou alunos atrasarem o pagamento da mensalidade, muitas vezes por puro esquecimento. Diante da quantidade de e-mails recebida diariamente por grande parte das pessoas, além de haver a possibilidade de ocorrer extravio de uma correspondência de aviso, o atraso pode se prolongar mais do que o esperado. 

Considerando a eficiência da taxa de leitura já mencionada, será muito mais simples enviar avisos com antecedência, alguns dias antes do vencimento, notificando sobre a data limite para pagamento ou até mesmo alertar sobre as mensalidades já vencidas.

Além disso, é possível enviar por meio de mensagens de texto links com os boletos ou até mesmo o número para o pagamento. Ou seja, a otimização para a instituição não se restringirá à cobrança, como também para a facilidade de envio desse documento para pais e alunos. 

Vale lembrar que as mensagens de texto podem ser até 8 vezes mais eficientes para engajar os clientes —  o alerta sobre essas datas pode ser considerado, nesse sentido, como uma forma de engajá-los a manter as mensalidades em dia e não comprometer as funções da instituição. 

Envie ações promocionais

O uso do SMS para instituições de ensino pode ser fundamental para estimular ações promocionais, como aqueles descontos geralmente concedidos para os pais e alunos que se matriculam com antecedência, ou ainda aqueles oferecidos para os que pagam o ano letivo à vista. Todas essas campanhas podem ser informadas de maneira mais clara e rápida caso por meio do SMS.

Além disso, a partir dessa estratégia, é possível incentivar a adesão dos estudantes, por meio de apresentação de convênios, sorteios e ofertas de atividades extracurriculares, entre outras inúmeras promoções. Esse tipo de atitude estimula a matrícula e ainda valoriza a relação da instituição com os alunos ou com os seus familiares. 

Fortaleça o posicionamento da instituição de ensino

Adotando o uso de SMS para instituições de ensino, é possível apresenta institucionalmente a unidade, direcionando o público para um site e reforçando assim a missão, visão e valores do negócio. Dessa forma, você ressaltará nas mensagens todos os pontos fortes da empresa, como a qualidade de ensino e dos professores, o que o espaço físico oferece de melhor, entre outras questões. 

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a imagem da instituição, a gestão escolar pode utilizar o SMS para fazer pesquisas de satisfação. Quando se fala em educação, torna-se complicado enxergar pais e alunos como clientes. No entanto, principalmente nas instituições privadas, o comportamento deles torna-se similar ao de outros setores quando se trata de satisfação. 

Clientes satisfeitos tendem a adquirir produtos e contratar serviços das empresas novamente. Mais do que isso, eles passam a recomendar aquele negócio para outras pessoas, sendo considerado o marketing boca a boca. 

Sendo assim, no caso das instituições, a pesquisa de satisfação com alunos e familiares é essencial para conhecer pontos de melhoria e identificar aqueles “clientes” que apresentam queixas e insatisfações. Pode ser uma oportunidade para corrigir problemas, além de estreitar o relacionamento — que pode ser totalmente elaborada a partir do SMS.

Use o SMS para a elaboração de NPS

O NPS, também conhecido como Net Promoter Score, é um simples e útil método elaborado para estimar o coeficiente de satisfação dos clientes que utilizam o serviço de seu negócio. Essa estratégia pode ser utilizada em qualquer tipo de negócio e nicho de mercado, sem deixar de lado as instituições de ensino. 

A grande conveniência desse tipo de método que também pode ser adotado pelo uso dos SMSs é que ela elimina o uso de extensos formulários e pesquisas longas, que tendem a desagradar os clientes e não engajarem a participação. 

Dessa forma, com uma única pergunta “Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria nossa instituição para um amigo ou familiar?” é possível estabelecer estratégias de melhorias caso a satisfação não esteja dentro do esperado, promovendo novamente um fortalecimento da imagem de sua instituição. 

Utilize o chatbot integrado com o sistema de sua escola

Por meio do SMS, é possível utilizar o chatbot integrado com o sistema da sua instituição. Imagine só a seguinte situação: o aluno deseja a segunda via de um boleto de pagamento. Sendo assim, ele envia a palavra “boleto” para o número oferecido pela escola. 

A partir desse momento, é iniciado o atendimento, em que o aluno envia os dados necessários. Ou seja, a partir dessa solução, haverá uma otimização do trabalho do departamento financeiro. E esse é apenas um exemplo: é possível automatizar a comunicação com pais e alunos e até mesmo confirmar o pagamento assim que for efetuado. 

Sendo assim, a sua instituição conseguirá enviar lembretes e estreitar o relacionamento com a comunidade escolar. 

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde identificar algumas maneiras eficientes de utilizar o SMS para instituições de ensino. A partir desse uso, é possível garantir eficiência e economia na comunicação, evitar atrasos nas mensalidades, motivar o estudo e engajar os estudantes com mais facilidade, além de aproximar familiares, melhorando o relacionamento. ​

Ficou interessado por todas essas maneiras de utilizar o SMS em sua instituição? Entre em contato com a TWW e converse com algum de nossos especialistas!

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