O Brasil está entre os países com o maior número de telefones móveis do mundo, com aproximadamente 235 milhões de aparelhos. Isso significa que o uso constante de celulares e smartphones faz parte da cultura do povo brasileiro para as mais diversas finalidades, desde fazer ligações e acessar a internet, até para se manter informado ou mesmo trabalhar.
Esse apreço e familiaridade das pessoas com o telefone móvel pode apresentar ótimas oportunidades de ações de marketing, como usar o SMS para promoção em campanhas realmente eficientes.
Além de ser uma ótima ferramenta de divulgação, o SMS também oferece métricas importantes de resultados, que podem nortear ações e potencializar os resultados como taxa de abertura/entrega, taxa de saída, taxa de conversão e taxa de resposta, entre outros.
Neste artigo vamos falar sobre o tema e mostrar como o SMS pode ser usado de maneira estratégica para otimizar os recursos e potencializar os ganhos. Continue a leitura e acompanhe.
Mensagem de aniversário do cliente
O dia do nascimento é uma data especial que merece toda a atenção, carinho e felicitações para o aniversariante. Afinal, quem não gosta de receber uma mensagem de cumprimentos em seu grande dia? Essas ocasiões são ótimas oportunidades para empresas se aproximarem de seus clientes, sendo o SMS uma forma eficiente de atingir esse objetivo.
Uma campanha de SMS aos clientes aniversariantes pode ser estruturada a partir do próprio cadastro de clientes da empresa, facilitando assim a obtenção dos dados corretos de cada lead. Além de ser uma maneira de demonstrar que a empresa se importa com cada cliente, mesmo após a finalização do processo de compra, essa estratégia também contribui para a manutenção do vínculo com o consumidor, facilitando assim o relacionamento e fidelização dele.
Para que a ação atinja seu potencial máximo, no entanto, é preciso que o cadastro esteja sempre atualizado. Caso contrário, o cliente pode ter trocado de número e a mensagem não chegará ao seu destinatário. Podem ser, por exemplo, oferecidos descontos especiais nesse dia em que os clientes estão mais suscetíveis às respostas e interações com a marca.
Os resultados são facilmente mensuráveis pelo desempenho da taxa de conversão, assim como a fidelização e melhora na relação com o consumidor. Se for preciso, inclusive, poderão ser usados chatbots para atualizar dados e oferecer desconto na mesma interação com o cliente aniversariante.
Promoções e datas comemorativas
O SMS também é uma estratégia de sucesso em datas comemorativas importantes do calendário para o comércio. Nesse caso, a empresa pode mandar promoções especiais para os clientes cadastrados, potencializando as chances de que ele faça um novo negócio. Também podem ser incluídas outras datas relevantes para o setor.
A ideia é incentivar o consumidor a homenagear e presentear pessoas que são especiais na vida dele. Porém, para que a estratégia seja bem executada, é fundamental que a empresa conheça bem o perfil de seus clientes, a fim de conseguir segmentar e direcionar as promoções de acordo com a relevância de cada data para o perfil determinado.
Uma dica é aproveitar esse contato e, além da homenagem, apresentar promoções especiais, sugerindo a compra de presentes relacionados à data. Entre as principais ocasiões que pedem campanhas especiais estão:
- Natal;
- Reveillon;
- Dia das Mulheres;
- Dia das Crianças;
- Dia das Mães;
- Dia dos Pais;
- Dia do Cliente;
- Outubro Rosa;
- Novembro Azul.
Promoções sazonais
Promoções sazonais são aquelas que acontecem por período determinado. Elas são importantes, pois de acordo com o negócio, podem significar um número maior de vendas em determinado período do ano. Por exemplo, uma escola precisa reforçar suas campanhas em épocas de matrículas e rematrículas, concorda?
Seguindo essa lógica, ela deve focar suas ações de vendas no período em que seu potencial de ganho encontra-se no alto. Nesse contexto, o uso do SMS para informar e incentivar os consumidores é uma opção mais atrativa para uma campanha criativa e eficaz. Para isso, podem ser usadas ofertas específicas de acordo com cada ocasião.
No caso das campanhas sazonais, é preciso um planejamento sólido de longo prazo, a fim de identificar e organizar ações focadas para cada período específico. Também é importante ser criterioso na hora de selecionar as datas a serem trabalhadas, uma vez que escolher datas que não estejam alinhadas com a atuação da empresa significam desperdício de recursos e prejuízo nos investimentos.
Também é recomendável definir bem a mensagem a ser trabalhada nas campanhas e investir em boas parcerias, que potencializam ainda mais os ganhos no período. Caso surja a necessidade de algum ajuste de estratégia, é preciso que ele seja feito o mais rápido possível, evitando prejuízos.
Convites e lembretes especiais
Estar em contato com o cliente é uma boa maneira de fazer um serviço de pós-vendas bem-sucedido. Diante de um mercado cada vez mais competitivo e um público proporcionalmente exigente, é preciso que as empresas estejam sempre em busca de um padrão elevado de atendimento.
Uma boa maneira de atingir o sucesso na interação com o público é adotar o envio de SMS com convites para eventos, informações institucionais, vencimento da fatura e outros tipos de lembretes. Isso ajuda a manter a relação com os clientes.
O importante é que o SMS seja usado na dose certa, a fim de extrair o máximo de proveito dessa poderosa ferramenta e manter o cliente sempre envolvido e ciente da sua importância para a empresa. Com uma visão ampla do mercado e uma estratégia de ação bem desenhada, é possível obter bons resultados e oferecer um serviço diferenciado perante a concorrência.
Um cliente feliz não só volta a fazer negócios com sua empresa sempre que precisar, como também tende a indicar sua marca para amigos, familiares e conhecidos. As campanhas com SMS conseguem atingir consumidores de diferentes perfis, sendo excelente alternativa para o fortalecimento da sua marca e o aumento da lucratividade.
Agora que você já sabe a importância de se usar o SMS para promoção de seus produtos e serviços, é hora de traçar uma estratégia de divulgação bem estruturada e começar a tirar proveito dessa ferramenta! Vale lembrar que o ideal é que esse recurso seja usado em conjunto com outras ações de marketing, a fim de oferecer uma solução completa e que atinja por todo o seu público-alvo.
Agora que você já sabe a importância de usar o SMS para promoção de seus produtos e serviços, conte com a TWW para te ajudar a construir uma estratégia. Entre em contato conosco e um dos nossos consultores lhe ajudará.
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