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É comum dentro de uma empresa que os colaboradores se preocupem exclusivamente com o momento da abordagem e, consequentemente, da venda do produto ou serviço oferecido. No entanto, esse hábito está constantemente fadado ao fracasso, já que não há o investimento em técnicas de pós venda.

Pouco falado entre os vendedores de qualquer espécie, o pós-venda tem sido fundamental no processo de melhora da imagem e da credibilidade do negócio. Ele é considerado pelos empreendedores como uma das mais poderosas ferramentas de fidelização do cliente, pois mantém uma conexão próxima com o consumidor mesmo após o fechamento o pedido.

Dessa forma, uma organização que se propõe a dedicar tempo e zelo à pessoa tem muito mais chance de ter um retorno positivo quanto ao atendimento prestado e uma boa qualificação da mercadoria ou serviço adquirido. Esse cuidado marcará na mente do consumidor o nome da empresa, que será considerada para compras futuras. Assim, essa singela demonstração de carinho é o que vai gerar o ciclo saudável de vendas no estabelecimento.

Devido à importância do tema, mostraremos dicas simples e fáceis que o ajudarão a colocar em prática a etapa do pós-venda em sua companhia. Acompanhe conosco!

1. Fazer descontos e oferecer amostras dos produtos

Sempre haverá aquele produto que tem pouco giro na empresa, ou seja, que é consumido com baixa constância pela clientela. Portanto, para alimentar o interesse e a vontade das pessoas, ofereça esse item como degustação no espaço de tempo entre uma compra e outra, fazendo com que elas conheçam a gama de exemplares que a empresa tem.

Ele pode ser ofertado ao cliente para ser testado de maneira gratuita. Você pode, por exemplo, estabelecer um período para que determinado serviço seja utilizado. O importante é dar ao consumidor um prazo razoável para que ele possa avaliar com propriedade o item e oferecer opções para que o cliente se encante com a marca.

Isso terá influência direta e natural na fidelidade do prospecto ao seu negócio. Como outro exemplo, podemos citar uma loja de smartphones, que vende uma mercadoria considerada de alta qualidade e, nos meses que se seguirem à venda, liga para o cliente oferecendo uma proteção extra ao celular, um desconto em acessórios ou até mesmo envia algum brinde que seja útil a ele.

2. Criar um pós-venda exclusivo

A fim de criar um modo de encantar os clientes e expandir os negócios consideravelmente, o melhor a se fazer é personalizar o serviço e as estratégias no setor de vendas.

Para obter sucesso nessa empreitada, a primeira coisa que deve ser feita é uma análise completa dos perfis e das características de cada comprador (proximidade com os pontos de venda, horários de disponibilidade etc.), criando uma planilha padronizada de acordo com os comportamentos e, a partir disso, estabelecendo formas de tratamento para cada uma das personas.

Assim, desses modelos podem surgir diversas e distintas técnicas para agradar e conquistar o cliente no pós-venda, o que permite que ele vá à sua empresa por decisão consentida, e não por convencimento inconsciente.

Também podem existir variações, como deslocar um consultor para uma visita pessoal ou mesmo promover uma videoconferência entre consumidores como forma deles trocarem experiências positivas e criarem uma forte ligação com o estabelecimento. Tudo isso permitirá a captação de dados e a obtenção de informações estratégicas para futuras oportunidades.

3. Investir em redes sociais

Outro aspecto crucial para ser trabalhado dentro desse departamento são as redes sociais mais acessadas na internet. Sim, elas também são muito importantes, já que fazem parte do cotidiano de todos nós. Além disso, é por meio delas que os clientes têm o hábito de desabafar.

Por essa razão, é muito comum que os consumidores publiquem opiniões e críticas, tanto construtivas quanto destrutivas, sobre o produto ou o serviço oferecido em vez de se reportarem ao SAC ou às centrais de atendimento de sua empresa. Isso não quer dizer que esses canais são ruins, na verdade, essa prática acontece pela comodidade, facilidade e impacto que uma postagem pode causar.

De qualquer forma, as redes sociais são ferramentas que possibilitam a rápida resolução de problemas, sendo totalmente eficazes e precisas quanto à reclamação do usuário. Ademais, sempre é bom agradecer e presentear os clientes que fazem elogios e promovem uma ampla divulgação do produto nessas redes, já que isso incentiva as boas ações.

Para esse tipo de tarefa, é bom que existam colaboradores voltados especialmente para o monitoramento desses locais públicos globais, criando um sistema que permita ao profissional identificar rapidamente as pessoas que necessitam de atenção e atendê-las.

4. Desenvolver a avaliação de desempenho

Tão imprescindível quanto os temas anteriores, verificar se a equipe está atingindo o relacionamento ideal com o público-alvo é uma prática muito utilizada pelas empresas, Aqui, as pessoas devem ser consultadas sobre sua opinião, assim, elas sentem que sua voz está sendo ouvida.

Essa dinâmica transmite uma sensação de importância ao cliente, pois mostra preocupação com a satisfação dele. Uma das melhores maneiras de fazer essa avaliação é no momento da venda. Também podem ser utilizados SMS, e-mail ou ligação em horário comercial, para não tornar a pesquisa um incômodo. Nesse momento, ofereça várias opções de respostas curtas e objetivas.

5. Resolver o problema na primeira oportunidade

Uma das maiores reclamações no pós-venda é que o empecilho não foi solucionado logo na primeira chance que os colaboradores tiveram, pois é muito desgastante tentar resolver a mesma questão diversas vezes.

Nesse momento é essencial lembrar que o tempo do cliente é mais importante que o nosso. Além disso, provavelmente ele está ligando para resolver um problema que nem deveria ter acontecido. Por isso, é crucial o treinamento e a boa interatividade entre os profissionais, para que eles identifiquem o empecilho e o resolvam o mais rápido possível.

6. Cumprir com o acordado

Mesmo depois de todo esse esforço para agradar ao cliente, se a organização não fizer tudo o que foi estabelecido e combinado, de nada adiantará o trabalho e a dedicação. O segredo de uma técnica de pós-venda bem-sucedida é a efetiva execução do acordado entre as partes, isto é, empresa e consumidor.

Até aquela promessa no calor da emoção para concluir uma boa venda torna o vendedor responsável e vinculado à proposta. Portanto, é interessante que a equipe de vendas tenha uma sintonia perfeita com o setor de assistência técnica ou similar, para que qualquer problema possa ser solucionado durante um tempo de garantia estendida, por exemplo.

Diante de todas essas dicas e sugestões ao longo do texto, ficará muito mais fácil colocar em prática as técnicas de pós-venda. Então, não perca tempo e comece a implantá-las na sua empresa.

Agora que você sabe tudo sobre esse tema, continue com a gente e veja como melhorar o pós-venda e prosperar ainda mais!

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