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A tecnologia vive em constante transformação, ocupando cada vez mais espaços e aspectos da vida cotidiana. Com isso, a autonomia do consumidor, também conhecida como jornada do cliente, passa por uma mudança constante, que aumenta a necessidade de um bom atendimento.

Confira o que tem mudado no comportamento do cliente, como isso tem interferido na expectativa de atendimento e como você pode melhorar seus processos, para conquistar resultados positivos.

Jornada do cliente

Pesquisas apontam que o Brasil já tem mais de um Smartphone ativo por pessoa,  o que, num volume total, representa 230 milhões de celulares ativos. 

Esse dado reforça a ideia de que o consumidor possui o poder de compra na ponta dos dedos, já que ele consegue, de forma rápida, consultar ofertas em sites, aplicativos ou através de mensagens. 

Esse excesso de opções faz também com que esse consumidor tenha um comportamento inconstante. A qualquer momento, ele pode desistir de uma marca e simplesmente optar por outra, se julgar que o atendimento não foi satisfatório ou que a empresa não ofereceu o que ele desejava. A partir disso, fica claro o quanto a experiência do cliente é vital para o firmamento de contratos e consequente sucesso dos negócios.

Tendência em atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é e sempre foi fundamental para conquistar o consumidor, no entanto, diante do aumento das ofertas é preciso procurar formas de melhorar constantemente, para assim se destacar no mercado. Para isso, vale estar atento às tendências que estão surgindo. Veja alguns exemplos abaixo.

Chatbots para atendimento ao cliente

A falta de tempo é um fator cada vez mais determinante para o usuário. Assim, as empresas devem elaborar um atendimento ao cliente que seja eficiente e efetivo. O consumidor fica descontente se tiver que enfrentar filas de espera e ainda se for necessário repetir a informação mais de uma vez.

A implantação de chatbots em operações de atendimento ao cliente, se bem trabalhada e desenvolvida, pode oferecer ao público a resolução de dúvidas mais simples. Com isso,  a duração das chamadas ou das trocas de mensagem devem sofrer uma redução considerável. Essa eficiência significa uma melhora no atendimento, já que o cliente tem seu caso resolvido de forma prática e rápida.

Suporte nas redes sociais

Outra realidade dos consumidores é o uso de redes sociais. Uma pesquisa apontou que o brasileiro passa em média 225 minutos diários utilizando esse meio de comunicação. 

Muitas marcas utilizam as redes sociais para divulgar e engajar sobre seus produtos e serviços, com isso, vem crescendo também o atendimento ao público através desses meios. A resolução de problemas ou dúvidas por estes canais geram um bom relacionamento entre marca e cliente e, se bem estruturado, traz ótimos benefícios para a empresa.

Capacitação de atendimento

Mesmo com o desenvolvimento da tecnologia e procura em autoatendimento, os clientes também esperam um atendimento mais qualificado por parte dos atendentes humanos.

Conforme falamos, a jornada de compra do cliente está complexa e a experiência por todo o processo de compra e pós venda são essenciais para fidelização deste usuário. É indispensável uma boa capacitação da equipe responsável pelo atendimento ao cliente, para que os problemas do consumidor sejam resolvidos de forma empática e humana, onde o usuário se sinta satisfeito e compreendido. 

Conte com a TWW para melhorar seu atendimento

Com o voicebot, sua empresa utiliza de inteligência artificial em ligações realizadas e recebidas. Essas mensagens de voz podem conter avisos, caso em que o cliente apenas ouve e a ligação já é encerrada, ou exigir interação do cliente com a atendimento artificial. Em ambos os casos, é necessário uma boa estrutura, para garantir proximidade ao cliente, com conversas claras, objetivas e que se assemelham ao contato humano.

Outro método eficaz é o chatbot por SMS. A empresa pode se comunicar com o cliente de forma direta e objetiva, para dar informações, realizar lembretes ou oferecer descontos. Com esse método, é possível até cancelar e contratar serviços diretamente por mensagem. 

A TWW têm mais de 23 anos de experiência em aprimoramento de ferramentas de comunicação, com uma equipe capacitada para entender o seu negócio e sugerir as ferramentas que podem oferecer o melhor resultado. Fale com nossos especialistas e saiba como implementar estratégias de voicebot ou chatbot por SMS, para garantir um ótimo atendimento ao cliente.

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