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Se você está antenado nas estratégias que podem fazer sua empresa vender mais, certamente já está se preparando para uma das datas mais importantes do calendário do varejo: o Dia do Consumidor. Apesar de ainda não ser amplamente procurada pelos compradores, essa data tem crescido nas pesquisas (20% de 2018 para 2019) e oferece grandes oportunidades para os mais diversos segmentos.

Quer aproveitar bem essa data? Entenda a história por trás dela e as tendências de como adotá-la em sua empresa.

O Dia do Consumidor

Instituída no Brasil em 2014 por um site de comparação de preços, o Dia do Consumidor foi celebrado pela primeira vez em 1983, nos Estados Unidos. A data de 15 de Março foi escolhida por conta de um discurso de John Kennedy que ocorreu na mesma data, em 1962. O presidente dos Estados Unidos falou sobre os direitos dos consumidores, o que gerou uma grande repercussão. 

Hoje, no Brasil, ela faz parte do calendário de anunciantes e varejistas e é comemorada sempre no meio da semana (quarta-feira) do dia 15 de março. 

Tendências para o Dia do Consumidor

Mais do que promoções ou descontos, os consumidores esperam ser presenteados e reconhecidos pelas marcas que costumam comprar ou têm uma relação próxima. A pesquisa Google Surveys de Janeiro 2020 destacou o que os consumidores esperam durante o período, além das tradicionais ofertas especiais. Confira abaixo as três principais tendências segundo o estudo. 

Frete Grátis

53% dos consumidores que responderam à pesquisa, afirmaram esperar ganhar frete grátis, além de descontos. Crie uma campanha de frete gratuito ou por uma taxa fixa. Assim, o  cliente da sua empresa se sentirá presenteado e você ainda poderá acelerar as vendas. 

Condições especiais de pagamento

Possibilidade de parcelamentos, pagamentos com mais de um cartão, primeiro pagamento para 60 dias. São diversas as condições especiais de pagamento que a sua empresa pode oferecer. E segundo a pesquisa, 15% dos consumidores esperam encontrar essas facilidades durante a Semana do Consumidor.

Pontos extras em programas de fidelidade

Em terceiro lugar na lista do que os consumidores esperam estão os pontos extras em programas de fidelidade. De acordo com Google Survey, 12% dos consumidores esperam acumular vantagens em programas de pontos. Caso tenha um programa em sua empresa, aproveite para presentear seus clientes com essa vantagem. 

Na pesquisa também apareceram outras vantagens que os consumidores gostariam de ganhar,  como cash back (7%), seguro ou garantia estendida (7%) e descontos em serviço de assinatura (4%).

Como divulgar ações para a data

Para conquistar resultados positivos e mostrar aos clientes o que eles podem aproveitar durante a Semana do Consumidor, é importante investir em uma comunicação de alto alcance e fácil consumo. Esse é o caso do SMS. 

Grande parte da população brasileira possui Smartphones, o que permite que as mensagens de texto tenham um alto alcance. Elas ainda não exigem o uso de internet, podendo ser enviadas para todos os tipos de aparelho e recebidas independentemente de acesso a 3G ou Wi-Fi. 

Para adotar uma estratégia efetiva de SMS, é importante contar com uma plataforma completa e a consultoria de profissionais que possuem vasta experiência no mercado de comunicação, como é o caso da TWW. Fale com nossos consultores e adote as melhores práticas de divulgação durante a Semana do Consumidor. 

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