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Não há como ignorar a relevância do marketing mobile no mundo de hoje. Você sabia que as pessoas costumam consultar o celular 150 vezes por dia? Não é surpresa que 98% das mensagens enviadas são lidas nos primeiros 3 minutos. Além disso, segundo pesquisa do IBGE, em 2017, 69% dos entrevistados disseram estar conectados à rede por meio de um smartphone. Assim, marketing mobile não é somente uma estratégia para o futuro. É a revolução da maneira como se fazem negócios.

Números tão expressivos assim não deixam dúvidas: concentrar recursos em marketing mobile é indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento nos dias atuais. Especialmente porque está tende a ter um valor de investimento bem atrativo quando comparado com outras mídias, melhorando o ROI das campanhas de empresas.

Mas, afinal, o que é marketing mobile? Quais são as suas vantagens e como aplicá-lo? Quais ferramentas usar? Quais são os seus perigos? Preparamos este guia completo para você com as principais informações sobre o assunto e mostraremos de que forma ele ajuda a revolucionar os resultados das empresas. Boa leitura!

O que é marketing mobile?

O conceito de marketing mobile surgiu na década passada, quando os smartphones, definitivamente, passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. Assim, eles se consolidaram como uma plataforma cada vez mais interativa e abrangente.

De maneira resumida, o marketing mobile é descrito como um conjunto de ações, ferramentas e estratégias que possibilita às marcas fazerem contato com seus clientes por meio do celular. Dessa forma, aproveitam a plataforma do aparelho para divulgar produtos, serviços, promoções e informações.

Além de apenas se comunicarem por aí com os smartphones, as empresas que investem em marketing mobile devem pensar na mobilidade como um fenômeno que toma conta da área de tecnologia.

Isso porque esse fenômeno se faz presente nas mãos das pessoas com a utilização de aparelhos móveis, que permitem a interação dos usuários com seus familiares e amigos a qualquer momento, onde quer que eles estejam e de forma rápida.

Ciente dessas características, muitas empresas que são altamente orientadas para a inovação passaram a buscar outros caminhos para também se aproximarem dos seus clientes por meio destes aparelhos móveis. Seja para suas marcas se tornarem conhecidas no mercado ou até mesmo para vender mais e aumentar seus lucros.

Diante de tudo isso, alocar recursos em marketing mobile é uma excelente forma para qualquer negócio que queira ganhar destaque no mercado, com uma abordagem natural, frequente, sem ser intrusiva.

Por esses e outros motivos a modalidade oferece várias vantagens para quem aposta em usá-la para promover ações promocionais com os clientes. Falaremos sobre essas vantagens mais adiante.

Por que investir em marketing mobile?

Esse setor tem crescido com a mesma velocidade que a procura por celulares e outros aparelhos móveis, pois são dispositivos cada vez mais versáteis. E essa versatilidade, nos dias de hoje, está diretamente conectada à mobilidade.

Eles permitem que empresas se conectem tanto em ambientes online quanto off-line, dependendo do objetivo que a empresa tem no planejamento de campanhas e no que pretende atingir. Um fenômeno sociocultural que chama a atenção diante deste cenário de crescimento é: checamos nossos smartphones com uma frequência bem maior do que há alguns anos, o que é mais um aspecto muito favorável para o plano publicitário de uma marca.

Qual é o objetivo do marketing mobile?

A comunicação com o cliente deixou de ser meramente receptiva, além de ter se tornado instantânea. Ou seja, ela foi além daquela característica unilateral, em que só a empresa se pronunciava e a pessoa apenas recebia a informação. Dessa forma, devemos pensar em um público exigente e ativo.

Os mais arrojados arriscam dizer que experimentamos o início da comunicação imersiva. De maneira que neste modelo interativo, o próprio usuário interfere na produção do conteúdo e tem participação determinante no processo.

Se você entende exatamente o que o cliente deseja, você atesta o sucesso do diálogo com o consumidor e esse é o objetivo do marketing mobile. Portanto, invista nessa tática e se comunique de forma pontual, efetiva e direta com seu público alvo.

Quais são as vantagens do marketing mobile?

Ter conhecimento sobre alguns dados das principais tendências de mercado nos dá a certeza de que o uso de dispositivos móveis para acessar a internet no mundo todo é considerável.

Assim, vemos a importância do marketing mobile quando foi constatado que o brasileiro fica, em média, nove horas por dia conectado. Isso posiciona o Brasil como um dos campeões mundiais em tempo de permanência na rede, em terceiro lugar.

Concluindo, o número levantado pela Hootsuite e We Are Social, coloca o país atrás apenas da Tailândia (com nove horas e 38 minutos) e das Filipinas (com nove horas e 24 minutos).

Dessa forma, abordaremos abaixo as principais vantagens para as empresas que fazem a opção pelo marketing mobile. Confira!

A relação entre o marketing mobile e a sua marca

Como dissemos, o número de usuários de dispositivos móveis só tem crescido e os aparelhos móveis tornaram-se essenciais em nossas vidas. Todas as vezes que saímos de casa, uma das primeiras coisas que paramos para conferir, senão a primeira, é se pegamos nosso aparelho celular.

Nesse sentido, estamos conectados praticamente o tempo todo com a rede de dados móveis das operadoras de telefonia e por meio de inúmeros estabelecimentos comerciais que disponibilizam wifi gratuito.

Em vista de tudo isso, as empresas enxergaram a necessidade de aproximar cada vez mais do seu público-alvo aproveitando os dispositivos mobile.

Assim, o marketing mobile foi a maneira encontrada para efetivar essa aproximação, aumentar as vendas e fortalecer a marca no mercado. Essa proximidade aproveita para utilizar as funcionalidades dos smartphones, como mensagens SMS, notificações push, localização, entre outras; com a finalidade de aumentar o contato do usuário com a marca.

O número de compras via mobile cresce exponencialmente

Na medida em que cresce o número de smartphones no mercado, aumenta também o número de compras realizadas por meio destes aparelhos.

De acordo com um relatório feito pela WebShoppers, as compras efetivadas em aparelhos celulares correspondem a 14,3% do total de pedidos, o que representa um faturamento superior a R$ 5 bilhões, número significativo para ser ignorado por qualquer gestão.

Como dissemos, tendo em vista o crescimento do uso da tecnologia móvel pelas pessoas em seu dia a dia, a expectativa para os próximos anos é que este valor seja ainda maior. Portanto, se você deixar de investir em marketing mobile, sua empresa perderá a oportunidade de alcançar seu público com mais facilidade e também de vender mais.

O expressivo número de 90% dos consumidores pesquisa na web antes de comprar

Cerca de 92% dos usuários pesquisam e comparam preços de produtos ou serviços antes de comprar nas lojas virtuais, segundo pesquisa feita pela consultoria TNS Research International. Assim, fica evidente a relevância de marcar uma presença digital bem forte.

Percebemos que a pesquisa não menciona diretamente o volume dessas consultas via smartphones. Porém, se compararmos os dados de outros estudos, e também quando notamos o nosso próprio comportamento enquanto consumidores, fica fácil chegarmos à constatação que grande parte delas é feita sim por meio do celular.

Afinal, quem nunca usou o smartphone para encontrar mais informações sobre algum produto ou serviço no lugar do computador? Ou diga se você entrou em um ponto de venda e nunca pesquisou o valor do item também na loja online ou na concorrência?

Portanto, pouco importa se a sua empresa tem uma loja virtual ou física: sempre aposte em uma estratégia mobile e contemple todas as etapas da jornada de compra do seu público-alvo.

O marketing mobile não se resume apenas ao universo ON, mas também para ações OFF

Você consegue direcionar o consumidor para uma página específica do seu site de forma segura e rápida, com um simples código de barras em 2D. Isso significa que por meio de suas peças impressas, como um simples panfleto, você também expande seus esforços para o marketing offline.

Dessa maneira, quando você direciona o usuário para o seu site e faz com que ele conheça mais a respeito da sua empresa, seu marketing mobile atravessa as fronteiras do universo online para atuar com sucesso e marcar presença também no meio offline.

Um exemplo de uso é enviar o SMS link, quando você quer atingir seu público em qualquer hora do dia, até mesmo no ambiente off-line com o direcionamento para efetivar a compra em um canal online.

A comunicação por meio dos aparelhos móveis é mais rápida com o público

Conforme dissemos, é fácil perceber que as pessoas não abrem mão da companhia de seus smartphones quase em tempo integral, uma vez que checam atualizações e notificações incontáveis vezes ao dia.

Esta postura aumenta a eficiência das mensagens de suas campanhas, facilita a interação com seus clientes e, com isso, o êxito de resultados.

Por meio de um simples SMS usado em sua estratégia você informa seus consumidores sobre descontos exclusivos e promoções quase que em tempo real. E isso é, de fato, mais eficiente e barato do que o envio de mala direta, por exemplo.

Assim, com esse SMS pode-se deixar seu cliente ciente de que alguma oferta está agora no ar. Caso ele esteja com o tempo livre, Isso pode impulsioná-lo a verificar o benefício naquela mesma hora.

Como aplicar o marketing mobile?

Qualquer que seja a preferência de estratégia de marketing escolhida por sua empresa, é crucial seguir algumas das mais adequadas práticas do mercado a fim de garantir que suas ações atinjam os resultados esperados.

Entretanto, esses modelos de práticas não devem ser encarados como regras obrigatórias. O ideal é que você considere todas elas para evitar maiores transtornos.

Associe sua estratégia de marketing ao mobile marketing

É muito importante que qualquer empresa trace uma estratégia de marketing clara e que agregue algum valor às pessoas.

Nesse sentido, lembre-se de integrar a forma física com a área virtual, pois essa é a melhor opção para obter e superar os resultados esperados para o seu negócio. Portanto, no momento de traçar essas estratégias, não se esqueça de associá-las ao marketing mobile.

Ofereça boa navegabilidade

Se você não se preocupar em oferecer um acesso muito intuitivo, o usuário sairá do seu site e abrirá o do concorrente. Para não correr esse risco e perder boas oportunidades, pense na melhor navegabilidade. Assim, alie um tempo adequado de carregamento da página à facilidade, beleza e agilidade.

Explore as redes sociais

Em geral, os smartphones têm uma ótima interação com as redes sociais. E, com o intuito de deixar suas campanhas promocionais mais eficientes, a ideia é que você explore ao máximo essa característica. Você tem a chance de fazer isso ao incentivar o compartilhamento de seus conteúdos nos próprios perfis do seu público.

Dessa forma, você garante a presença de sua marca em algumas dessas redes sociais. Se houver uma integração adequada de suas campanhas neste tipo de mídia, você alcança um público ainda maior e, com isso, conquistará resultados melhores para o negócio.

Faça campanhas no Google Adwords

Assim como se deve explorar bastante as redes sociais, o Google Adwords possibilita que a sua empresa segmente seus anúncios diretamente para quem está fazendo uso de um celular para navegar.

Então, tire proveito da localidade do seu estabelecimento e também faça uso das palavras-chave certas para não errar nessa estratégia de campanhas. Afinal de contas, a maioria das pesquisas feitas no mobile são locais.

Seja honesto com seus clientes

Jamais crie expectativas nos clientes de que a sua empresa não será capaz de cumprir se você quiser que o plano de marketing mobile gere os resultados esperados.

Assim sendo, tanto a comunicação quanto as suas interações precisam ser claras, com explicações objetivas dos benefícios que os clientes terão, bem como as responsabilidades pertinentes a eles para aproveitarem melhor suas soluções.

Não se esqueça de que os usuários precisam ter segurança ao adquirir as soluções que a sua empresa oferece. Por isso, a apresentação dela tem a obrigação de passar  autoridade e credibilidade.

Foque nos benefícios que a empresa entregará

Concentre os esforços das interações nos benefícios que o negócio concederá para cada um de seus clientes. Isso porque as pessoas só aderem a uma campanha promocional se receberem algo vantajoso em troca.

Dessa forma, a taxa de abertura de suas mensagens será mais alta e, assim, assegura um maior retorno do investimento.

Entregue uma experiência valiosa

Procure entregar para os usuários uma experiência valiosa em suas ações. Por exemplo, quando inserir um link na criação de suas peças gráficas, certifique-se de que o consumidor receberá algo de valor na hora de clicar e abrir o conteúdo.

Caso faça a opção de enviar um SMS, ateste que aquela pessoa terá acesso a uma informação relevante ao ler a mensagem em questão.

Quando você entrega valor ao seu público na comunicação por meio dos dispositivos móveis, a imagem de sua marca se fortalece e, assim, o cliente se sentirá mais confiante e estará disposto a realizar negócios com você no futuro.

Não seja intrusivo

O respeito aos seus clientes em suas interações é primordial para o sucesso da estratégia de marketing mobile. Não basta apenas se comunicar com as pessoas de forma simples e clara. É importante que seus contatos tenham a opção de não serem incomodados com as mensagens.

Da mesma maneira como nas campanhas de e-mail marketing, respeite esta decisão e envie SMS somente para usuários previamente cadastrados e que deram permissão para o envio de mensagens partindo de sua empresa.

Caso este cuidado seja negligenciado, as chances de seu cliente ter uma percepção negativa acerca da marca são grandes. Isso coloca em cheque todo o empenho de promoção dedicado por você.

Quais ferramentas usar no marketing mobile?

Temos diversas ferramentas disponíveis para construir o plano marketing mobile, mas as que ganham mais espaço atualmente são as campanhas de links patrocinados. Entre as mais populares, destacamos algumas a seguir.

Site responsivo

O primeiro passo que você precisa dar e com urgência é criar um site que tenha uma plataforma responsiva, ou seja, é o que chamam de site amigável, capaz de se adaptar aos mais diversos formatos e tipos de tela.

Para tanto, você deve pensar desde o design do site até o conteúdo que será disponibilizado. Lembre-se da necessidade de que a sua página tenha uma boa visualização, independente do dispositivo utilizado para acesso à ela.

SMS Marketing

Esta é uma das mais importantes e, por isso, uma das primeiras estratégias de marketing mobile a ser explorada pelas empresas.

Ela representa o envio de mensagens de texto (SMS) para os clientes previamente cadastrados na lista de contatos da empresa, sendo bastante útil para:

  • envio de promoções;
  • manter o relacionamento com clientes;
  • lembrá-los de datas de pagamento;
  • informações sobre últimos lançamentos;
  • status de pedidos;
  • marcar horários;
  • efetuar cobranças.

Dessa forma, a grande vantagem do SMS Marketing é que a taxa de abertura de mensagens é considerável, uma vez que 98% delas são lidas, contra, em média 20% dos e-mails.

Quais são os perigos do marketing mobile?

Como tudo na vida tem o lado positivo e outro não tão bom assim, é natural que as pessoas na era da transformação digital sintam que sua privacidade é invadida. Assim sentem que têm sido espionadas ou coagidas pelos variados sistemas e programas aos quais somos praticamente obrigados a utilizar no universo online.

Dessa forma, as empresas precisam tomar cuidado ao coletarem dados pessoais dos usuários com o foco em praticar marketing mobile. Pois, assim, elas talvez sejam invasivas demais ao descobrir fatos íntimos, que os clientes jamais desejariam que fossem divulgados.

Portanto, muita atenção na hora de mandar um SMS, um e-mail marketing ou publicar algo nas redes sociais. Isso porque do mesmo modo que uma campanha tem a possibilidade de se tornar viral para o bem, a reputação de uma marca pode despencar apenas com um mal entendido.

Concluindo, se depois de todas essas informações apresentadas neste guia você ainda não se convenceu de que esquecer-se do mobile pode acabar com a sua estratégia de Marketing Digital, atente-se para o que aconteceu com a Nokia e com a Kodak. Essas empresas deixaram a inovação de lado, não se adaptaram ao advento do smartphone e perderam uma enorme fatia do mercado.

Assim sendo, quando você observa ao seu redor e vê a maioria dos seus amigos e familiares com o celular na mão, os dados mencionados aqui servem apenas para confirmar o fato de que não investir em marketing mobile é diminuir as chances de sucesso de qualquer estratégia de marketing idealizada por uma empresa.

Por fim, se você ainda não instaurou o marketing mobile em seu negócio, aceite que muito provavelmente seu concorrente já começou ou vai começar em breve. Afinal, os números ligados a esse tipo de estratégia são muito expressivos e, se bem executada, traz excelentes resultados para a sua marca.

E então, gostou do nosso guia? Não deixe de conferir também nosso conteúdo para você conhecer as 7 maneiras de melhorar o atendimento ao cliente!

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