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As novas tecnologias disponíveis no mercado trouxeram grandes transformações na forma como as empresas fazem negócios e se relacionam com clientes. Nesse sentido, estratégias como o marketing de conversação têm ganhado grande destaque, inclusive diante das mudanças nos hábitos de consumo por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Deseja entender mais a fundo o que é essa tendência chamada marketing de conversação e porque pode ser uma ótima ideia usá-la na estratégia do seu negócio? Continue a leitura e confira informações e dicas interessantes que separamos para você!

Marketing de conversação e a experiência do cliente 

Reflita por um instante: ao acessar o site da sua empresa, o consumidor interessado em fazer a contratação do seu serviço ou que necessite tirar dúvidas simples ainda precisa preencher um longo formulário onde tem de disponibilizar diversas informações? E aguardar – às vezes por dias, dependendo da demanda do seu negócio – até que o contato com ele seja feito? Você, no lugar dele, sairia desta interação satisfeito com o atendimento e convencido de que o serviço oferecido pela sua empresa possui o diferencial do qual ele precisa? 

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas a verdade é que esse atendimento não é nada otimizado para a experiência do usuário. É justamente por resolver essa questão que o marketing de conversação tem ganhado um espaço cada vez maior nos canais de relacionamento entre empresas e clientes.

Mas afinal, o que é marketing de conversação? 

É uma metodologia que tem como objetivo reduzir as distâncias entre empresas e clientes, e criar uma experiência de compra mais humana e personalizada, transformando usuários em leads qualificados e tornando o processo de vendas cada vez mais assertivo.

Essa estratégia utiliza-se de ferramentas inteligentes para possibilitar uma comunicação imediata e um-para-um (aquela que valoriza cada um de seus clientes, levando em conta suas preferências). Para que os leads possam se engajar com a empresa no momento em que eles quiserem, sem precisar ter que esperar por um retorno da companhia.

Como o marketing de conversação funciona na prática?

Geralmente o marketing de conversação funciona no formato de mensagens trocadas em tempo real, durante a interação entre o usuário e o recurso tecnológico que simula o diálogo humano, para coletar e fornecer informações. Dois exemplos de recursos inteligentes utilizados para essa comunicação são:  os chatbots – robôs que interagem com o público em formato de chat – e os SMS automatizados.

Sem fazer uso da tecnologia, se tornaria extremamente difícil aplicar o conceito do marketing de conversação no contexto digital. Pois haveria a necessidade por parte da empresa de manter colaboradores sempre disponíveis para responder à todas as dúvidas de clientes. Ao utilizar os recursos tecnológicos certos, se tornou possível e acessível aplicar o marketing de conversação no ambiente digital e oferecer experiências dinâmicas, eficientes e precisas ao usuário. 

Principais canais para o marketing de conversação

Está em dúvida sobre quais são os canais utilizados para colocar o marketing de conversação em prática? Confira!

Redes sociais

Recentemente, pequenas e médias empresas (PMEs) que não tinham processos digitalizados precisaram mudar de estratégia para sobreviver à pandemia. Elas tiveram de inovar seus procedimentos, vendendo e atendendo mais rapidamente nas redes sociais. Tais plataformas são meios importantes e adequados para o marketing de conversação, pois constituem espaços e recursos propícios para a interlocução, tanto na forma de chat quanto nas postagens (comentários, curtidas, compartilhamentos etc.).

Além disso, a maior parte dos consumidores utilizam essas plataformas para buscar informação e entretenimento. Logo, elas podem funcionar muito bem como canais de vendas e relacionamento.

Sites

É muito comum o marketing de conversação ser aplicado em sites, dos institucionais aos de e-commerce. Por meio dos assistentes conversacionais é possível qualificar os visitantes e direcionar os contatos de maneira eficiente e personalizada. Esta é também uma ótima forma de apresentar a melhor solução para visitantes que chegam ao site pela primeira vez ou de conduzir aqueles que estão no fundo do funil.

Aplicativos

Com o número de celulares conectados crescendo mais a cada dia no Brasil, os aplicativos se tornaram ferramentas importantíssimas para a comunicação com o cliente. Estes também são importantes canais para o marketing de conversação, pois oferecem soluções e recursos para mensagens em tempo real, além de serem práticos e fáceis de usar.

SMS

As mensagens de texto do formato SMS são essenciais para interações rápidas e dinâmicas. Não exigem sinal de internet e são enviadas e recebidas por meio de aparelho celular, item cujo uso se tornou ainda mais intenso em tempos de quarentena. Elas também podem ser usadas para informar prazos e status de compras online, oferecer promoções, lançar e promover novos produtos, enviar lembretes, etc. 

Para se ter uma ideia sobre a efetividade deste tipo de contato, é importante citarmos que a taxa de abertura e leitura das mensagens de SMS é de 98%. Além disso, 75% dos telefones comercializados no planeta suportam SMS, 80% das pessoas interagem com SMS para finalidades comerciais e 72% dos profissionais da área de negócios preferem usar SMS a algum aplicativo social.

Chatbot por SMS

As funcionalidades do chatbot permitem criar fluxos interativos de mensagens para otimizar soluções e levar o consumidor a alguma ação. Alguns exemplos práticos do chatbot por SMS são:

  • Confirmação de informações para evitar fraudes;
  • Ofertas de negociação de dívidas;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Questionários personalizados;
  • Disparos de cupons de desconto e promoções;
  • Confirmações ou cancelamentos de agendamentos.

Telefone

O marketing de conversação para telefone consiste em mensagens de voz personalizadas para seus clientes, anunciando ou informando algo sobre sua marca. Ao utilizar essa solução, é possível ao consumidor agendar consultas, consultar saldo de conta bancária, receber notificações importantes, realizar operações diversas e ainda direcionar a conversa para um humano. 

Por que utilizar o marketing de conversação?

Confira a seguir alguns dos principais benefícios que o marketing de conversação pode trazer ao seu negócio: 

Identificação de leads qualificados

O marketing de conversação é capaz de identificar leads qualificados, ou seja, aqueles consumidores que possuem o interesse de concretizar alguma compra. A partir destas informações, a marca pode traçar estratégias para tornar as vendas ainda mais eficientes.

Manutenção de um atendimento personalizado com o seu público

Uma empresa que oferece um atendimento personalizado a seu cliente faz com que ele se sinta valorizado e mais disposto a prosseguir com uma compra. O marketing de conversação tornou muito mais simples a tarefa de identificar novos usuários em um site, e assim, promover um atendimento que sane dúvidas e ofereça exatamente o que ele está procurando.

Otimização do tempo e da produtividade

Com o crescimento da internet e de um mundo cada vez mais tecnológico, o cliente passou a ser mais exigente, principalmente quando o assunto é a agilidade em seu atendimento e facilidade para encontrar o que procura. Por isso, é importante disponibilizar meios de comunicação diversificados, que evitem que gargalos e filas sejam formados nos processos de atendimento. 

Diante dessas novas necessidades, o marketing de conversação se mostra uma estratégia que torna o atendimento mais rápido, eficiente, produtivo e que gera uma maior capacidade de levar o cliente à ação de comprar. Dependendo das soluções automatizadas e inteligentes adotadas para a estratégia, é possível manter o serviço de atendimento online disponível 24 horas por dia.

Facilidade na divulgação de ofertas e promoções

Aderir ao marketing de conversação também pode contribuir na divulgação de ofertas e promoções da sua marca. Uma vez que através dessa estratégia é possível possuir um atendente virtual que promova os produtos e serviços da sua empresa durante todas as horas do dia.

Será que essa é a estratégia certa para o meu negócio? 

Antes de acrescentar a metodologia do marketing de conversação em seu negócio, primeiramente é necessário conhecer bem o perfil do seu cliente. Assim, fica mais fácil entender se vale mesmo a pena trabalhar essa essa estratégia em sua empresa. Durante essa etapa, você pode contar com pesquisas de mercado como aliadas, e uma abordagem que pode trazer ótimos resultados é a realização de pesquisas de opinião com seus clientes através de SMS. Nós da TWW estamos à disposição para ajudar nossos clientes com os projetos pretendidos sem nenhum custo adicional. Dessa forma, auxiliamos você com a ferramenta certa no que você desejar fazer.

Utilize a ferramenta ideal para um marketing de conversação eficiente

Como citamos ao longo do texto, os consumidores procuram um atendimento rápido e a qualquer hora do dia, o que evidencia a tendência de aumento do uso de chatbots para respostas imediatas. Por isso, é vital contar com uma ferramenta parceira que ajude você e sua empresa a aprimorar canais de relacionamento com clientes.

Há mais de 20 anos no mercado aprimorando ferramentas de comunicação, a TWW oferece plataforma de voicebot com inteligência artificial e SMS com fluxo automatizado de conversa, que dispensa aprimoramento ou calibração de robô e oferece, ainda, atendimento ágil e com um bom custo-benefício. Fale com nossos consultores e saiba mais!

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