Os picos e quedas de vendas são inevitáveis para qualquer negócio. Caso o gestor ignore o por que e quando acontecem, pode perder a oportunidade de potencializar seus efeitos. Você já deve ter ouvido falar, mas vale reforçar o termo dado para essas flutuações: as vendas sazonais. No entanto, deve-se entender que a sazonalidade é diferenciada em cada negócio, o que faz com você deva compreender os padrões e utilizar os próprios dados para prever quando ela ocorrerá.

Neste texto, você terá acesso a dicas de como estimular o aumento das vendas sazonais em seu negócio. Boa leitura!

Utilize a sazonalidade a seu favor

As vendas sazonais podem ser previsíveis. Analisando os relatórios de vendas de produtos ou serviços de sua empresa no último ano, é possível reconhecer quais são os padrões e identificar informações qualitativas e quantitativas do seu negócio. Existem aquelas datas que são comuns a vários segmentos, como o Natal.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serasa Empreendedor, 63% dos microempreendedores apostam nessa época para aumentar suas vendas. Logo em seguida, vem a Black Friday, com 25%, e em terceiro o Dia das Crianças, com 12%.

No entanto, as vendas sazonais vão muito além de considerar apenas datas especiais. É preciso utilizar os relatórios de seu negócio para detalhar períodos de tempos específicos ou até mesmo para identificar produtos e serviços que são mais procurados em determinadas épocas — uma instituição de ensino, por exemplo, terá seus picos de vendas em períodos de matrículas e rematrículas, épocas em que alguns pais e discentes, inclusive, resolvem pagar integralmente pelo serviço.

Ter claro essa análise é essencial, pois proporcionar muito esforço de marketing e oferecer uma ênfase elevada em períodos de baixa sazonalidade são, na maioria dos casos, um desperdício de tempo e dinheiro.

Faça um planejamento

Cada tipo de cliente responde aos produtos de maneira diferenciada dependendo da época do ano. Por essa razão, é extremamente necessário definir o público-alvo, segmentar bem os produtos e planejar quais são as melhores estratégias para cada um.

A partir de um planejamento detalhado, torna-se mais provável que seu negócio saiba no que concentrar os esforços ao projetar as ações e campanhas de marketing em períodos corretos, principalmente naqueles que os clientes tendem a comprar mais.

Além disso, é necessário que toda empresa entenda se existe dinheiro disponível para aplicar no negócio, ou se será preciso esperar um outro momento. A partir de um planejamento bem executado é possível, ainda, atentar-se ao espaço disponível no estoque. Assim, vai evitar a obsolência ou até mesmo danos aos produtos disponíveis.

Realize promoções em períodos específicos

Com o planejamento em mãos, o seu negócio poderá criar promoções com o objetivo de aumentar o faturamento nos períodos de vendas sazonais, além de enfrentar os momentos em que o consumo cai. Praticar preços mais atrativos ou lançar produtos que sejam adequados ao momento contribuirá significativamente para ajudar a manter o fluxo de caixa em alta, independentemente da época do ano.

Se considerarmos as vendas da Black Friday em 2018, por exemplo, podemos identificar que foi o melhor ano desde a criação do evento no Brasil, no início da década. De acordo com dados das transações eletrônicas por cartões de créditos divulgadas pela própria administradora Cielo, até o início da noite de 22 de novembro, o crescimento nas receitas dos varejistas foi 9,4% maior que o ano anterior. Se pegarmos a Cyber Monday, o crescimento foi ainda mais significativo: 20% de aumento.

O Dia das Mães é uma outra data que pode ser utilizada para aumentar o faturamento de uma empresa. Em 2018, a data apresentou um crescimento das vendas de 5,7% em todo país — e a expectativa para este ano é que esse volume continue a aumentar.

Dessa forma, considerar as datas que sejam mais relacionadas com o seu segmento de atuação é a principal estratégia para se dar bem em vendas sazonais. Devido à possibilidade de mensuração, uma data comemorativa ou um evento como os citados são ótimas oportunidades para aumentar a receita do negócio.

Determine o estoque necessário

Vamos supor que, devido às suas campanhas de férias e de verão, você normalmente vende mais nos dois primeiros meses do ano. Dessa maneira, o estoque precisa estar abastecido, com o objetivo de evitar que os produtos não faltem em um período no qual os clientes estão buscando mais pelo seu negócio.

Sendo assim, isso requer um bom controle do estoque, além de estratégias mais eficientes de negociação e compras antecipadas. No entanto, é necessário saber como administrá-lo, para que ele fique abastecido apenas no período de pico de vendas. Ao manter produtos encalhados em períodos de pouca venda, você vai desperdiçar dinheiro e até mesmo tempo para controlá-lo.

Faça um histórico de vendas

Ano após ano, algo novo acontece em relação às vendas de qualquer negócio se considerarmos as vendas sazonais. Por essa razão, seja por programas de fidelidade, anúncios em redes sociais ou alguma inovação da concorrência, é essencial manter as informações registradas, assim como o histórico de vendas.

Da mesma forma que você vai poder analisar o que o mercado está fazendo, é importante ter registrado tudo que funcionou no passado e o que está funcionando hoje. Assim, será possível definir as próximas ações com mais chances de obter sucesso.

Vamos supor que a campanha de SMS Marketing feita no ano anterior tenha atingido um sucesso significativo por fatores como o custo-benefício, a instantaneidade e por ter sido enviado a um nicho específico de pessoas que se interessaria pelo produto ou serviço. Com essas informações registradas, você repetirá a estratégia com o objetivo de manter ou aumentar as vendas nesses períodos.

Analise o que a concorrência tem feito

Principalmente se o seu negócio for novo no mercado, é importante estudar o que as outras empresas estão trabalhando com as vendas sazonais. Dessa forma, examine quais são os tipos de mensagens e estratégias que mais têm funcionado com os seus concorrentes.

Também faça pesquisas diretamente com os seus potenciais clientes e outras pessoas do mesmo segmento sobre quais os tipos preferidos de promoção ao longo do ano. Utilize também ferramentas de feedbacks para analisar as necessidades em tempo real de seus clientes, com o objetivo de criar estratégias mais eficientes.

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde entender como estimular o aumento de suas vendas sazonais e como elas são importantes para o faturamento anual de seu negócio. Por meio de um planejamento e de um armazenamento de informações, seu negócio tende a crescer nessas épocas ao optar por campanhas efetivas e que estão de acordo com o seu segmento.

O conteúdo foi útil para você? Existe alguma outra medida já adotada pelo seu negócio e que não foi acrescentada? Deixe seu comentário no post e vamos fomentar o debate!

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